Logo Passei Direto
Buscar

Considere a situação hipotética: Em um pregão presencial, o pregoeiro, ao examinar a documentação de habilitação apresentada pelo representante legal

continuando: de uma das empresas participantes do procedimento licitatório, constatou a falsificação em cópia não-autenticada de um atestado fornecido por empresa jurídica de direito privado para comprovar a qualificação técnico-profissional exigida no edital. Nessa situação, o representante legal da empresa praticou que crime? Justifique sua resposta

User badge image

Enviado por Raissa Lucena há 12 anos

Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

há 12 anos

Aparentemente teria um concurso de crimes formal entre estelionato e falsidade ideológica, a questão é que a falsidade foi o crime-meio para o crime-fim que é o estelionato que é tipificado como:

Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Logo se aplica a Súmula 17 STJ e se imputa apenas o crime de estelionato.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Raissa Lucena

há 12 anos

Obrigada por responder minha pergunta, mas depois de analisar bem a quetão eu percebi que a resposta está no artigo 301, §1 do CP, que diz: Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor da certidão ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Raissa Lucena

há 12 anos

Logo ele cometeu o crime de falisidade material de atestado ou certidão previto no artigo 301, §1 do CP.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!