Explique os eventos fisiopaticos de uma determinada patologia respiratória. Não se esqueça de explicar qual região do Sistema Respiratório está afetado e quais as repercussões fisiologicas negativas?
Taís Almeida
há 11 anos
Pneumonia
É uma doença inflamatória nos pulmões que afeta principalmente os alvéolos pulmonares e os intestícios (espaço entre um alvéolo e outro). Pode ser provocada por vírus, bactérias, fungos ou agentes químicos.
A pneumonia começa com uma infecção alveolar, que progride com inflamação e abertura de poros que deixam escapar leucócitos e hemácias da corrente sanguínea para os alvéolos. Isso causa aumento da espessura da membrana e ainda reduz a área total da superfície pulmonar de troca gasosa, causando prejuízo na mesma.
Atinge com mais frequencia pessoas que possuam uma resposta imunológica modificada, crianças, idosos, entre outros.
Apresenta commo principais sintomas: frebre acompanhada ou não de calafrios, dor torácica, tosse secressiva, taquipneia ou dispnéia, taquicardia, perda de apetite, cansaço e mal estar geral. Os sinais e sintomas variam de acordo com o agente etiológico e com as condições clínicas do indivíduo.
A pneumonia afeta a ventilação e perfusão que faz com que o sangue circulante tenha uma saturação mais baixa, ou seja, está menos oxigenado oferecendo menos suporte as células do corpo.
Quando este processo inflamatório se torna crônico, ocorre lesão tecidual que causa fibrose e cicatrização, prejudicando ainda mais a função respiratória.
O diagnóstico é feito por meio de histórico, exame físico e radiografia do tórax. O médico também pode solicitar uma hemocultura e um exame de escarro.
O tratamento é feito com administração de antibióticos quando a pneumonia é bacteriana. Os outros tipos é feito apenas com o apoio de medicações sintomáticas.
Material de apoio:
http://pt-br.infomedica.wikia.com/wiki/Pneumonia
http://adm.online.unip.br/img_ead_dp/37736.PDF
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade