Olá meu caro! Tudo bem?
Sofistas:
- Quem: os primeiros filósofos do período socrático. Os sofistas mais importantes foram: Protágoras de Abdera, Górgias de
Leontini e Isócrates de Atenas. Diziam que os ensinamentos dos filósofos cosmologistas estavam repletos de erros e contradições e que não tinham utilidade para a vida da polis. Apresentavam-se como mestres de oratória ou de retórica, afirmando ser possível ensinar aos jovens a arte da oratória e retórica para que fossem bons cidadãos.
- Quando: Período clássico da Grécia Antiga, em torno de V a. C. até IV a. C.
- Onde: Atenas, Grécia. Em ambientes que condicionavam suas culturas, ensinos e moral.
- Porquê: Porque foi um período em que foi marcado pelo auge da cultura grega, o desenvolvimento da pólis, pela consolidação da democracia grega e Atenas se tornou o principal centro político, econômico, artístico e filosófico, do mundo helênico. Esse período é marcado pelo início da fase antropológica, ou seja, uma reflexão filosófica voltada às questões humanas, seus precursores foram os sofistas - que eram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da política, garantindo o sucesso dos jovens na vida política. Eles ensinavam a arte da retórica. Por isso, foram grandes contribuintes da filosofia.
Grande abraço a você, Yapone!