Logo Passei Direto
Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALUNO: Talvane Gomes Moraes – 1º Período Direito – Campus R9
Plano de Aula 07: História do Direito Brasileiro
Aplicação Prática Teórica
Caso 1
 Leia a notícia abaixo (extraída de http://www.pjmaringa.com.br/v9/nacional/406-florianopolis-lanca-campanha-contra-reducao-da-idade-penal.html ) e, após, responda as questões que seguem:
	Florianópolis lança campanha contra redução da idade penal -Qua, 10 de Junho de 2009, 20:26 (extraído de http://www.pjmaringa.com.br/v9/nacional/406-florianopolis-lanca-campanha-contra-reducao-da-idade-penal.html )
A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Florianópolis lançou ontem (9) a campanha contra a Redução da Maioridade Penal no Brasil. A articulação começou com um apelo às autoridades instituídas, em especial aos Senadores catarinenses, para que não aprovem os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional objetivando reduzir a idade penal de 18 para 16 anos.
No Senado Federal, na noite da última segunda-feira (8), a Senadora Ideli Salvati pediu aos demais senadores para que possam “levar em consideração aquilo que a própria juventude está nos alertando: o risco, e não a solução para a questão da violência, que seria a redução da maioridade penal”. (...)
O aumento da violência é um grande temor nos nossos tempos. Quando se vislumbra a possibilidade de aumento da violência, as soluções sugeridas passam sempre pelas mesmas propostas: aumento de pena ou diminuição da maioridade penal.  Nesse sentido, pesquise e responda: 
a) O Código Penal de 1890 admite penas perpétuas?
RESPOSTA: O artigo 44 do Código considerava que não haveria penas perpétuas e coletivas. As penas restritivas de liberdade individual eram temporárias e não deveriam exceder trinta anos.
b) Qual a maioridade penal prevista no Código Penal de 1890?
RESPOSTA: A inimputabilidade dos jovens até 14 anos foi determinada com uma série de decisões dos tribunais de mandar soltar meninos recolhidos em prisões com adultos por falta de instituições adequadas.
c) Pelo que você tem lido na imprensa, a maioridade penal aos 18 anos é um consenso na sociedade brasileira? O que você pensa acerca do tema?
 RESOSTA: O assunto realmente é muito delicado e calsa bastante polémica, eu me sinto sencibilizada e constrangida em ter que encarar tal fato pois sou mãe de 2 pré adolescentes, pessoalmente concordo com a maior idade de 18 anos, sendo que a responsabilidade de atos inlicitos praticado pelo menos realmente é um fato que deve ser encarado com muita disciplina, pois mediante o descaso que o Estado tem com os nossos menores ele também deve ser de alguma forma penalizado.
Questão Objetiva 1
Após a leitura do texto abaixo, responda o solicitado.
“A Nação Brasileira adota como forma de governo, sob o regime representativo, a República Federativa proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados Unidos do Brasil”. (Art. 1º da Constituição Republicana de 24 de fevereiro de 1891).
 
Tomando o artigo, transcrito, como referência, a República implantada no Brasil em 15 de novembro de 1889:
 
Plano de Aula 07: História do Direito Brasileiro
a)   Resultou de grande participação do povo, especialmente nos primeiros anos do novo regime;
b)   Rompeu com a estrutura socioeconômica existente no Império;
c)   Contou com o apoio do Exército brasileiro, ligado ao advento e à consolidação da forma republicana de governo;
d)   Instituiu um governo social-democrático, como pretendiam todos os envolvidos no movimento republicano.
 
Caso Concreto 2
 
Leia a notícia a seguir e, depois, responda as questões propostas.
Ensino Religioso continua obrigatório na Rede Pública - São Paulo - Enquanto escolas particulares têm garantida a liberdade de oferecer ou não ensino religioso, a rede pública se vê obrigada a incluir a disciplina no currículo do ensino fundamental. A determinação é prevista na Constituição Federal de 1988, que obriga a oferta por parte do Estado e garante ao aluno a opção de frequentar ou não essas aulas.  Resultados preliminares de estudo feito pela ONG  (...), apontam os problemas da contradição de um Estado laico financiar esse tipo de ensino em suas escolas públicas. (...) o problema é que a mesma Constituição que traduz o Brasil em um Estado laico prevê ensino religioso na escola pública e financiamento do governo às instituições religiosas. "A presença do ensino religioso, além de contrariar a laicidade do Estado, dá margem a toda problemática das diferentes regulamentações", avalia. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, os municípios e Estados são responsáveis por determinar as normas do ensino religioso nas suas redes de ensino. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo online, em 18/08/2008).
Como se vê na notícia acima, a discussão acerca da laicidade do Estado não se esgotou. Sendo assim: 
Consulte a bibliografia indicada e também o site http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11457, e explique a diferença entre Estado confessional e Estado laico.
RESPOSTA: Estado Confessional: Quando uma religião oficial influencia nos projetos políticos e jurídicos de uma nação.
Estado Laico: Quando fundamentos religiosos não influenciam nos projetos políticos e jurídicos de uma nação.
Utilizando as categorias acima (laico e confessional), como podemos classificar o Estado no período Imperial? E no período republicano?
RESPOSTA: No período Imperial a Igreja católica teve grande influencia política e jurídica, sendo assim o Império foi um Estado confessional. Já na república ela foi perdendo destaque e com a Constituição de 1891, a Igreja Católica foi desmembrada do Estado Brasileiro, deixando de ser a religião oficial do País. O Estado, então, se tornou laico.
Analisando a notícia acima, é possível afirmar que laicidade do Estado estabelecida pela Constituição de 1988 importa em concluir uma completa superação da relação Igreja/Estado? Justifique sua resposta.
 RESPOSTA: O presidente tem tratar de assuntos mais importantes para a população fica praticando ato inconstitucional, este acordo com uma determinada denominação, fere o princípio da laicidade do Estado, onde não interfere em questões religiosas e não estabelece relações de dependência ou aliança com crenças religiosas ou seus representantes. Portanto, não faz diferença entre brasileiros por sua escolha religiosa. Agora nossas crianças são obrigadas a ter uma doutrina na qual fere princípios de católicos e não católicos.
Questão objetiva 2
 
Leia a bibliografia indicada e, após analisar as afirmativas abaixo, que, supostamente, tratam da Constituição de 1891, responda a questão:
Plano de Aula 07: História do Direito Brasileiro
I.    Estabeleceu-se pelo art. 1º que  o Brasil adotaria a forma de governo republicana;
II.     O voto aberto (não secreto) proporcionou a possibilidade de ampliação do exercício democrático;
III.   O sistema presidencialista instaurado pressupunha que o Imperador exerceria o Poder Executivo;
IV.    Assumiu-se, pela primeira vez, que o poder seria tripartido entre os seguintes Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
 
Estão corretas as seguintes opções:
a) I e II;
b) II e III;
c) III e IV;
d) I e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?