Logo Passei Direto
Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

aula pratica 03.docx
URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Campus Santo Ângelo
Departamento da Saúde
Curso Educação Física
Nome: Cláudia Elizandra Lemke
Descrição de aula prática de revezamentos:
1º momento: Aquecimento geral:é realizado através de exercícios que servem para aquecer articulações e músculos , continuando com uma corrida com 3 voltas na pista.Logo após o aquecimento geral, vem o aquecimento especifico que serve para complementar o aquecimento geral, fazendo exercícios que atuam diretamente com a modalidade que está sendo aprendida, no nosso caso, revezamentos.
O aquecimento especifico dado a nós foi bem diferente á um que seria trabalhado com crianças, dividiu-se o grande grupo em 6 grupos de 4 componentes, cada grupo formou uma coluna onde o ultimo componente ficava com o bastão na mão e quando ele falasse “foi” passaria o bastão para o da frente, imitando movimentos de corrida primeiramente parados no lugar, depois do exercício compreendido por todos foram feitas trocas em movimentos, trotando pela pista, o primeiro da fila soltava o bastão no chão para que o ultimo o pegasse e retornasse o exercício.Foram feitas as três passagens: ascendente (de baixo para cima), descendente (de cima para baixo) e lateral (onde o bastão é passado lateralmente).
2º momento: a professora traçou algumas linhas no chão,delimitando a zona opicional (zona de aceleração do atleta,10m), e a zona de passagem (onde passa-se o bastão, 20m), ela pediu ajuda de um voluntário e a partir daí fez uma passagem de bastão, ela marcou o handcap (onde o atleta deve chegar pra que o outro comece a acelerar ).
3º momento: Os grupos foram para espaços diversos na pista e “treinaram” seus revezamentos, a professora passou em cada grupo e fez um acompanhamento, relatando os erros e ajudando-nos a corrigi-los.
4º momento: a professora dispõem o grande grupo em 4 colunas, sendo que de 2 em 2 formavam um grupo uma a frente da outra, daí o primeiro de cada coluna do lado esquerdo ficava com o bastão em mãos, e ao sinal da professora iniciava-se a passagem de um lado ao outro, entre os grupos, a primeira passagem foi lateral, logo após isso deveria se dar uma volta na coluna que você iria passar o bastão e quando retornasse a frente da coluna, entregar o bastão. Foram feitas diversas vezes a passagem lateral.
5º momento: encerra-se a aula com algumas conversas da professora sobre revezamentos, desta vez não foi feito nenhum alongamento e ou relaxamento.
aula prática 01.docx
URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Campus Santo Ângelo
Departamento da Saúde
Curso Educação Física ( Licenciatura)
Nome: Cláudia Elizandra Lemke
Relato da aula prática:
1º momento: alongamento articular: ombros, tornozelos, braços, pescoço, punhos, etc..
2º momento: brincadeiras coordenadas pela professora:
*garrafa envenenada: a professora abre os braços e as mãos e todos os alunos colocam o dedo indicador embaixo da palma das mãos da professora, e de repente ela fala “garrafa envenenada” e todos retiram os dedos debaixo das mãos da professora e então ela pega um dedo (o do pegador). Então todos fogem do pegador e caso sejam pegos, permanecem parados com as pernas afastadas em pé e só poderão sair desta posição quando um colega passar em baixo de suas pernas.Assim segue-se a brincadeira.
*Nunca quatro: é uma brincadeira onde há um pegador e este ao pegar o colega fica de mãos dadas com ele e eles vão pegar outros e vão ficando de mãos dadas até chegar ao número de 4 pegadores de mãos dadas, quando isso ocorre, dividem-se em 2 duplas e as duplas continuam pegando e seguem-se as mesmas regras (nunca 4) até que todos estejam pegos em pares.
3º momento: explicação e exercícios sobre as corridas de velocidade.
*para correr velozmente precisa-se de uma movimentação lateral com os braços em relação ao tronco, as mão devem estar sempre com a palma voltada para a direção do corpo.
* em uma corrida de velocidade os pés devem apoiar-se sob o metatarso onde o calcanhar permanece elevado para que haja inclinação do corpo para frente e assim impulsão.
Exercícios:
*Skipping alto: um exercício onde os alunos correm com o metatarso apoiado ao chão, erguendo os joelhos em um ângulo de mais ou menos 90° em relação ao corpo;
*Skipping alternado: um exercício onde os alunos correm com o metatarso apoiado ao chão, erguendo os joelhos em um ângulo de mais ou menos 90° em relação ao corpo, a cada 3 passos da corrida;
*skipping baixo: um exercício onde os alunos correm com o metatarso apoiado ao chão, erguendo os joelhos rapidamente;
*anferzing: um exercício onde ao correr com o metatarso apoiado ao chão o aluno faz o movimento de griffé (onde eleva o calcanhar uns 70° para trás do tronco.)
aula prática 02.docx
URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Campus Santo Ângelo
Departamento da Saúde
Curso Educação Física ( Licenciatura)
Nome: Cláudia Elizandra Lemke
Relato da aula prática:
1º momento: Sentamos em círculos sobre os colchonetes e a professora perguntou o quem poderia passar o aquecimento geral e o aquecimento especifico naquela aula, acabou escolhendo um colega para o especifico e um para o aquecimento geral.
Aquecimento geral:é realizado através de exercícios que servem para aquecer articulações e músculos , continuando com uma corrida com 2 voltas na pista.Logo após o aquecimento geral, vem o aquecimento especifico que serve para complementar o aquecimento geral, fazendo exercícios que atuam diretamente com a modalidade que está sendo aprendida, no nosso caso, corridas.
Em nosso aquecimento especifico foram executados:
Skipping: exercícios executados elevando-se, alternadamente,os joelhos, até a coxa formar um ângulo de 90 graus com o tronco. Os braços, flexionados a 90 graus, devem imitar o movimento da corrida em perfeita coordenação com os joelhos. Foram executados skipping alto, baixo e alternado.
Anfersen: exercício executado aproximando-se o calcanhar da musculatura posterior da coxa em movimentos rápidos, coordenados com os braços. 
Hopserlauf: saltos consecutivos com a elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris.
2º momento: aprendizagem de saída de bloco.
Primeiramente a professora colocou-nos a correr normalmente em fileiras um ao lado do outro, e observarmos com qual perna iríamos primeiramente.
Logo após isso, formamos duplas e ficamos em coluna com a dupla, o meu par cuidaria com que perna eu sairia na largada. Cada um fez isso exatamente três vezes.
Depois com essa mesma dupla em coluna sairíamos correndo com vários estímulos da professora (uma vez auditivo, uma vez visual) para que o nosso colega tentasse nos pegar até o meio do campo. Aí aprendemos que é muito importante falar ATENÇÂO, ou chamar a atenção do aluno para que ele se concentre no estimulo que vai ser dado para a largada.
Sentamos e estendemos uma perna, a outra ficou junto ao corpo e em duplas novamente, dessa vez um de frente para o outro saímos correndo,a partir do estimulo da professora, deveríamos levantar-se para correr pelo lado da perna que não estava esticada, o colega que estava atrás deveria tentar nos pegar, fizemos varias repetições.
3º momento: Já sabendo a perna com que tínhamos impulsão a professora, ensinou-nos a “técnica para medir a colocação dos pés” na saída de bloco, tínhamos de medir a partir da linha de partida colocando o nosso joelho no chão e onde ficasse o nosso pé , seria a colocação do primeiro pé, então dali faríamos a mesma medida para a colocação do segundo pé.Localizando onde colocaríamos os pés, aprendemos que quando o arbitro fala “atletas as suas marcas” devemos colocar o primeiro pé na medida, o joelho da outra perna sobre o chão, apoiando-se sobre as mão que devem estar atrás da linha de partida, quando falar “prontos” o atleta deverá erguer o joelho do chão inclinando
o máximo possível o corpo e a cabeça para frente, para obter maior impulsão.
Fizemos uma corrida de “brincadeira” para observarmos o que estava certo e errado e tentar corrigi-los.
4º momento: todos sentamos novamente ao chão em um circulo no meio do campo e alongamos enquanto a professora falava sobre a importância de voltar caminhando após cada exercício, ela falo que é para o aluno memorizar o movimento correto, e descansar também.
aula prática 04.docx
URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Campus Santo Ângelo
Departamento da Saúde
Curso Educação Física
Nome: Lucélia Regina Barbosa
Descrição de aula prática de Barreiras:
1º momento: Aquecimento geral:é realizado através de exercícios que servem para aquecer articulações e músculos , continuando com uma corrida com 3 voltas na pista.
2º momento: aquecimento especifico: são feitos exercícios específicos de barreiras como: elevar a coxa num ângulo de 90 graus rapidamente várias vezes seguidas, as duas pernas.
3º momento: a professora leva-nos para o primeiro contato com as barreiras, formam-se duas colunas, uma sobre as barreiras grandes e outras sobre as pequenas, cada um escolhe a barreira que mais se ajusta.
Primeiramente passa-se ao lado das barreiras, executando o exercício que a professora havia ensinado a perna direita e depois à esquerda na mesma barreira.Repetimos o exercício e cada vez o fizemos com mais ritmo e mais rápido,após esse exercício passamos a barreira desta vez por cima com os braços estendidos para dar equilíbrio e para manter o quadril encaixado, aí aprendemos que deve-se elevar a perna de ataque no movimento de griffe e a perna de rebote deve ser passada abduzida com o joelho flexionado e o pé fletido.
4º momento: Aumenta-se os espaços entre as barreiras e devemos correr e passá-las, depois disso faz-se uma mini corrida, quando temos alguns metros antes da primeira barreira e depois um curto espaço entre elas.
5º momento: Fizemos um aquecimento final , sentados.
aula prática 05.docx
URI- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Campus Santo Ângelo
Departamento da Saúde
Curso Educação Física
Nome: Cláudia Elizandra Lemke
Descrição de aula prática de Barreiras II:
1º momento: Aquecimento geral:é realizado através de exercícios que servem para aquecer articulações e músculos , continuando com uma corrida com 3 voltas na pista.
2º momento: há uma conversa sobre algumas explicações e duvidas, logo após as barreiras estão dispostas no campo, ai então passamos elas lentamente, aí elas estão muito próximos, logo após isso passamos elas mais distantes um pouco.
3º momento: coloca-se as barreiras intercaladas uma mais para a direita e a outra mais para a esquerda, assim sucessivamente com todas as barreiras, primeiro trabalha-se a perna de rebote, onde devemos atacar ao lado e apenas passar a perna de rebote sobre a barreira.
Depois trabalha-se a perna de ataque somente aonde só passa pela barreira a perna de ataque e a de rebote passa fora. Depois intercala-se uma vez a perna de rebote, uma vez a perna de ataque.
4º momento: pequena corrida sobre as barreiras. Depois coloca-se as 3 barreiras formando mais ou menos um Z e passa-se sobre elas ritmadamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?