Logo Passei Direto
Buscar

Radiaçao Ionizante

User badge image

Enviado por Janaíra Maia em

Sugeridos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM
EFEITOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE
Equipe:
Elém Araújo
Isabela Brito
Débora Desidério
Ariella Luz
Ana Caroline
Pedro Igor
Joserlane Xavier
Janaíra Maia
Moisés Barbosa
Victorugo Guedes
conceito
	Radiação ionizante: Radiações cuja energia é suficiente para arrancar elétrons de seus orbitais atômicos, pois essa energia é maior do que a de ligação dos elétrons com seu núcleo.
	
.
historico
As radiações ionizantes existem no Planeta Terra desde a sua origem, sendo portanto um fenômeno natural. No início, as taxas de exposição a estas radiações eram certamente incompatíveis com a vida.
 A irradiação costuma atingir moléculas biológicas a base de átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio por isso os seres vivos são Constantemente atingidos já que essa é sua constituição básica.
RADIAÇÕES IONIZANTES NO SER VIVO
EXEMPLOS:
Raio X: Sua exposição contínua causar vermelhidão da pele, queimaduras por raios X ou em casos mais graves de exposição, mutações do DNA, morte das células e/ou leucemia.
 
Alfa: Apesar de não ultrapassarem a pele, essas partículas podem penetrar no organismo através de um ferimento ou por aspiração, provocando lesões graves.
 
Beta: São capazes de penetrar cerca de um centímetro nos tecidos, ocasionando danos à pele, mas não aos órgãos internos.
 
Gama: É a radiação que possui maior poder de penetração, podendo atravessar completamente o corpo e interagindo com as moléculas, gerando íons e radicais livres que prejudicam as células vivas e causam danos irreparáveis.
PODER DE PENETRAÇÃO
Por ser responsável pela codificação da estrutura molecular de todas as enzimas da células, o DNA passa a ser a molécula chave no processo de estabelecimento de danos biológicos. Ao sofrer ação direta das radiações (ionização) ou indireta (através do ataque de radicais livres) a molécula de DNA expõe basicamente dois tipos de danos: mutações gênicas e Quebras da molécula.
DANOS RADIOINDUZIDOS NA MOLÉCULA DE DNA
 Quebras da molécula: resultam na perda da integridade física do material genético (quebra da molécula);
Mutações genéticas e quebra da molécula
Mutações gênicas: correspondem a alterações introduzidas na molécula de DNA que resultam na perda ou na transformação de informações codificadas na forma de genes;
Mutações genéticas e quebra da molécula
CONSEQÜENCIAS DA IRRADIAÇÃO DA MOLÉCULA DE DNA
	
CÂNCER RADIOINDUZIDO
A introdução de mutações no genoma de uma célula é considerada indispensável para a indução de um câncer por ação das radiações. No entanto, mutações radioinduzidas não evoluem obrigatoriamente para câncer.
O desenho é chamado trifólio, o mesmo nome que se dá às ervas com folhas em forma de trevo.
11
 
Nem todas as radiações a que somos expostos vão causam danos ao DNA que possam evoluir para um agravo biológico. 
Conseguimos lidar naturalmente lidar com certas quantidades de radiação.
REPARO DAS LESÕES RADIOINDUZIDAS
PELE
 Síndromes de irradiação aguda correspondem a um conjunto de manifestações clínicas apresentadas por indivíduos submetidos a exposições envolvendo altas taxas de dose, altas doses e exposição de área importante do corpo (corpo inteiro).
Síndrome Prodrômica- surgimento de náusea, vômito, anorexia, diarréia e mal estar generalizado.
Período de Latência- paralelo à Síndrome Prodrômica, devido a uma reposição celular.
SÍNDROMES DE IRRADIAÇÃO AGUDA
EFEITOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES NAS LINHAGENS GERMINATIVAS
 As consequências da irradiação destas linhagens variam conforme o sexo do indivíduo irradiado, o que reflete a diferença existente entre a produção de óvulos e a produção de espermatozoides.
	
EFEITOS NA LINHAGEM GERMINATIVA FEMININA
 
Na mulher, a fase de intensa proliferação das células germinativas femininas (ainda na fase fetal) é a mais vulnerável à ação das radiações.
EFEITOS NA LINHAGEM GERMINATIVA MASCULINA
 No homem, a produção de espermatozóides é um processo extremamente vulnerável à ação das radiações por envolver uma linhagem celular em constante estado de proliferação. Em todas as etapas do processo células podem morrer.
 EFEITOS DESENVOLVIMENTO
EMBRIONÁRIO E FETAL
O feto apresenta uma intensa proliferação celular,portanto, o feto é extremamente vulnerável à ação das radiações ionizantes.
 Efeitos da Radiação - Chernobyl - Bebezinho nascido de pais expostos à radiação em 1986, na Ucrânia
conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.
 Sócrates
 
OBRIGADO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?