Logo Passei Direto
Buscar

Aula 9_ Sistema de comércio eletrônico - parte 2

User badge image

Enviado por Fernanda Ferreira em

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atualmente, a disponibilização de meios de pagamento ágeis e eficientes por parte das lojas virtuais é considerado pelo consumidor, usuário deste tipo de ambiente, praticamente uma obrigatoriedade.
O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) tem como função básica permitir a movimentação financeira (transferências, processamentos, liquidações e outros), via meio eletrônico, entre os diversos agentes econômicos do mercado brasileiro. Isso é feito através de um conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integrados, visando maior proteção contra rombos ou quebra em cadeia de instituições financeiras.
 
Com a sua adoção pretendia-se dar mais velocidade no tratamento das movimentações financeiras, afinal a inflação, da época, era muita alta e um dia a mais para processar poderia resultar em prejuízos. 
Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN): A Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN), caracterizada por uma estrutura de comunicação de dados por meio de tecnologia de rede, visa suportar o tráfego de mensagens entre:
• As instituições financeiras titulares de conta de reservas bancárias;
• As câmaras e os prestadores de serviços de compensação e de liquidação;
• A Secretaria do Tesouro Nacional; e 
• O Banco Central, no âmbito do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
É a remessa de recursos financeiros entre Instituições financeiras, de acordo com as normas do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). 
A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é o mecanismo de transferência de recursos que permite maior agilidade e segurança às transações interbancárias.
DOC ou Documento de Crédito
 
Transita pelo Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis (Compe) e leva um dia útil para ser compensado, de forma que o recebedor somente tem a informação do crédito no dia útil seguinte à sua emissão pelo pagador.
Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) 
 Com a finalidade de realizar o registro, a compensação e a liquidação eletrônica das transferências de recursos de clientes e de instituições financeiras, sob o controle dos maiores bancos brasileiros, a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) contribui para a redução dos custos financeiros e operacionais das instituições envolvidas. 
A preocupação com pagamentos eletrônicos e segurança incluem:
	1. a natureza eletrônica, quase anônima, das transações que ocorrem entre os sistemas de computadores em rede de compradores e vendedores.
	2. o fator do pagamento eletrônico ser complexo devido à ampla variedade de alternativas de crédito e débito, e instituições financeiras e intermediários que podem participar do processo.
	3. a existência de grande número de diferentes sistemas eletrônicos de pagamentos;
	4. o fato de nas compras online as informações de cartões de crédito dos clientes estarem sujeitas a interceptações por sniffers de rede - softwares que reconhecem facilmente os formatos dos números dos cartões de crédito.
Para tentar resolver ou minimizar os problemas de segurança nas transações bancárias, algumas medidas essenciais de segurança devem ser utilizadas:
	- Criptografar (codificar e embaralhar) os dados que vão do cliente ao comerciante.
	- Criptografar os dados que vão do cliente para a empresa que autoriza a transação por meio do cartão de crédito.
	- Conseguir as informações confidenciais offline
Veja três conceitos básicos para a compreensão do funcionamento dos sistemas seguros de comunicação:
	- autenticidade
	- integridade
	- confidencialidade
Métodos de segurança utilizados nas trnsações eletrônicas:
	1. A criptografia é o mecanismo básico para se prover segurança em uma rede de computadores. É a criptografia que fornece as ferramentas básicas para satisfazer os requisitos de autenticidade, integridade e confidencialidade exigidos.
	2. Protocolo SSL 
As funções disponibilizadas pelo Protocolo SSL permitem o alcance da autenticidade, da integridade e da confidencialidade, uma vez que utiliza a criptografia para implementar a segurança utilizando: 
• Autenticação através da utilização de certificados;
• Algoritmos de troca de chaves de sessão;
• Cifração; 
• Verificação de integridade.
	3. Firewall 
Um sistema firewall é configurado especificamente para proteger um site de protocolos e serviços danosos. 
 O que um Firewall pode fazer?
• Forçar a política de segurança;
• Registrar todo tráfego;
• Limitar riscos
• Ser um foco de decisões.
	4. Certificado Digital 
O Certificado Digital é um conjunto de bits que, à semelhança do cédula de Identidade, identifica o seu titular. 
Algumas aplicações de software utilizam este conjunto de bits para comprovar a sua identidade perante outra pessoa ou máquina. 
Ao adquirir uma aplicação web para o Comércio Eletrônico, um empreendedor deve decidir entre duas opções:
	1. Aplicações prontas: aplicações padrões utilizadas por milhares de clientes em que apenas são feitos alguns ajustes de acordo com a necessidade de cada cliente. São mais utilizadas por quem não trabalha com programação, apenas tem conhecimento em informática e acesso a internet.
	2. Aplicação personalizada: são aplicações feitas sob medida, de acordo com as especificações da empresa. O custo e o tempo do desenvolvimento são superiores ao custo e tempo de implantação das aplicações prontas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?