Logo Passei Direto

Arquitetura

ESTÁCIO

penal

o sujeito comete furto em seguida é preso em flagrante com documento falso, ele responde por falsidade ideologica também? ou só configura crime de falsidade ideologica se o agente se fizesse passar por outra pessoa no momento do delito?

User badge image

Sent by Emanuella Oliveira 12 years ago

Answers

User badge image

Paulo Oliveira

12 years ago

No caso em tela, só existira o crime de furto simples, e falsificação de documento, para existir a falsidade ideologica deveria existir a conduta de tentar enganar. No caso o sujeito só esta a portar o documento falso.

Was this answer helpful to you?

7
Dislike0
User badge image

Vinicius Gomes

12 years ago

Segundo entendimento da Quinta Turma do STJ o ato de portar o documento falso não constitui crime algum, para a caracterização do crime é necessário provar que o documento tenha sido utilizado com o fim de prejudicar o direito.

Was this answer helpful to you?

1
Dislike0
User badge image

Lucas Amorim

12 years ago

Tem-se por crime continuado uma continuidade de crimes no qual por não poder imputar dupla condenação a pessoa do réu, imputa-se a pena do mais grave ou o último crime ocorrido, impondo uma agravante de pena de 1/6 a 1/2 da pena maxima de acordo com os artigos que regulam o concurso de pessoas. Nesse caso não se tem consunsão, consunção somente se aplica quando um crime engloba o outro, ex: Furto engloba porte ilegal de arma, estelionato engloba falsidade ideologica.

Tem-se portanto que ele só responda por crime de furto, desconsidera-se no caso a imputabilidade da falsidade ideologica.

Was this answer helpful to you?

1
Dislike0

Still have questions?

Send a question and get your study doubt answered!