Considere os efeitos macroeconômicos de uma política fiscal expansionista em um país com uma economia aberta e taxa de câmbio flexível. Qual dos seguintes cenários é mais provável de ocorrer a curto prazo?
A) Aumenta a demanda agregada, levando a uma elevação no PIB real e no nível geral de preços, com um efeito mínimo sobre a balança comercial devido à rápida resposta dos fluxos de capitais.
B) Aumenta a demanda agregada, levando a uma elevação no PIB real e no nível geral de preços, mas provoca uma depreciação da moeda nacional devido ao aumento das importações, o que piora a balança comercial.
C) Aumenta a demanda agregada, levando a uma elevação no PIB real e no nível geral de preços, mas resulta em uma apreciação da moeda nacional devido ao aumento das taxas de juros, o que melhora a balança comercial.
D) Aumenta a demanda agregada, mas não afeta significativamente o PIB real devido à rigidez dos preços e salários no curto prazo, embora provoque uma inflação de demanda.
E) Aumenta a demanda agregada, levando a uma elevação no PIB real e no nível geral de preços, mas resulta em uma apreciação da moeda nacional devido à entrada de capitais estrangeiros atraídos pelas melhores perspectivas econômicas, o que pode deteriorar a balança comercial.
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!