Logo Passei Direto
Buscar
3. (ESAF/RECEITA FEDERAL/2014) Considerando-se os modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialista, burocrático e gerencial, é correto afirmar que:
a) a Administração Pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, pregando o formalismo, rigidez e o rigor técnico.
b) a Administração Pública burocrática pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.
c) a Administração Pública burocrática prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.
d) a Administração Pública Gerencial é autorreferente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas, sem considerar a alta ineficiência envolvida.
e) a Administração Pública Gerencial assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos com o controle de procedimentos.
Letra a. Essa é a nossa resposta; b) É a administração gerencial que tem essa visão. A burocracia vê racionalidade absoluta. O gerencialismo percebe que existem conflitos, diferenças, posições ideológicas; c) Isso é característica do gerencialismo; d) Essas são disfunções da burocracia; e) Isso quem prega é a burocracia.
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673480 há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 8 meses

Analisando as informações fornecidas, podemos identificar que a alternativa correta é a letra a) a Administração Pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, pregando o formalismo, rigidez e o rigor técnico. Isso porque a abordagem burocrática é conhecida por enfatizar a racionalidade, a formalidade e a padronização dos processos administrativos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Question Icon

Embora sejam espécies do mesmo gênero, a Administração Pública e a Administração Privada possuem peculiaridades específicas. Por isso mesmo, quando contrapostas, convergências e divergências se revelam. Nesse contexto, é correto afirmar:
a) o fato de pagar impostos habilita o contribuinte a demandar, da Administração Pública, tratamento idêntico ao de quando realiza uma transação comercial junto à iniciativa privada.
b) a cooperação entre o setor público e o setor privado é dispensável, haja vista ser mais interessante que este último se dedique, tão somente, ao aperfeiçoamento da produção de bens e da oferta de serviços.
c) por ser possível ao Estado financiar-se de maneira ilimitada, quer pela emissão de moeda quer pelo aumento de tributação, o planejamento financeiro na Administração Pública é pouco relevante.
d) o controle dos cidadãos sobre as ações legais dos burocratas é indireto e se dá quando, pelo voto, avaliam o desempenho da burocracia ao estabelecer quais políticos devem ser eleitos ou reeleitos.
e) diferentemente do que ocorre na gestão pública, a boa prática recomenda ao administrador privado sentir-se livre para decidir sem considerar as demandas de quaisquer grupos de interesse.
a) Mercado e setor público possuem diferentes relações entre clientes/cidadão e empresa/órgão público;
b) essa cooperação é essencial;
c) planejamento financeiro é fundamental. Estamos vendo a deterioração das contas públicas não é à toa;
d) essa é a nossa resposta;
e) as demandas precisam ser consideradas, já que o lucro advém das vendas e a comercialização depende de haver clientes interessados.