Logo Passei Direto
Buscar
Temos visto que, sob vários aspectos, a gestão pública tem utilizado teorias administrativas oriundas da Administração Privada. Entretanto, por mais que esses modelos sejam aplicados no setor público, há diferenças que devem persistir entre as gestões pública e privada. A mais importante diferença diz respeito à legalidade. O princípio da Legalidade, juntamente com a Impessoalidade, a Moralidade, a Publicidade e a Eficiência – acrônimo LIMPE, está expresso no caput do art. 37 da Constituição Federal de 1988. Esses cinco são os princípios norteadores da Administração Pública. Além de ser um princípio da Administração Pública, também está consignado em outra parte da Carta Magna. Trata-se do art. 5º, em que são elencados os direitos e deveres individuais e coletivos. Nos termos preconizados, o agente público deverá agir em conformidade com os ditames da Lei, só podendo fazer o que a lei permite. Mas e aí, professor? Você está querendo dizer que a Administração Privada é contra a lei? Tudo que ela faz é ilegal? De forma alguma. O que muda, para o agente privado, é que ele pode fazer tudo o que a lei não proíbe. Assim, no setor privado, há mais liberdade e flexibilidade para agir.

a) Somente I está correto.
b) Somente III está correto.
c) Somente I e II estão corretos.
d) Somente I e III estão corretos.
e) Somente II e III estão corretos.
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673480 há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O agente público deve agir em conformidade com os ditames da Lei, só podendo fazer o que a lei permite. Esta afirmativa está correta, pois reflete o princípio da Legalidade na Administração Pública. II. No setor privado, o agente pode fazer tudo o que a lei não proíbe, havendo mais liberdade e flexibilidade para agir. Esta afirmativa está correta, pois destaca a diferença de atuação entre o setor público e privado em relação à legalidade. III. Os princípios norteadores da Administração Pública são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, formando o acrônimo LIMPE. Esta afirmativa está correta, pois apresenta corretamente os princípios norteadores da Administração Pública. Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: e) Somente II e III estão corretos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Question Icon

Embora sejam espécies do mesmo gênero, a Administração Pública e a Administração Privada possuem peculiaridades específicas. Por isso mesmo, quando contrapostas, convergências e divergências se revelam. Nesse contexto, é correto afirmar:
a) o fato de pagar impostos habilita o contribuinte a demandar, da Administração Pública, tratamento idêntico ao de quando realiza uma transação comercial junto à iniciativa privada.
b) a cooperação entre o setor público e o setor privado é dispensável, haja vista ser mais interessante que este último se dedique, tão somente, ao aperfeiçoamento da produção de bens e da oferta de serviços.
c) por ser possível ao Estado financiar-se de maneira ilimitada, quer pela emissão de moeda quer pelo aumento de tributação, o planejamento financeiro na Administração Pública é pouco relevante.
d) o controle dos cidadãos sobre as ações legais dos burocratas é indireto e se dá quando, pelo voto, avaliam o desempenho da burocracia ao estabelecer quais políticos devem ser eleitos ou reeleitos.
e) diferentemente do que ocorre na gestão pública, a boa prática recomenda ao administrador privado sentir-se livre para decidir sem considerar as demandas de quaisquer grupos de interesse.
a) Mercado e setor público possuem diferentes relações entre clientes/cidadão e empresa/órgão público;
b) essa cooperação é essencial;
c) planejamento financeiro é fundamental. Estamos vendo a deterioração das contas públicas não é à toa;
d) essa é a nossa resposta;
e) as demandas precisam ser consideradas, já que o lucro advém das vendas e a comercialização depende de haver clientes interessados.