Logo Passei Direto
Buscar
Cinco pessoas A, B, C, D e E são tidas como suspeitas numa investigação. O delegado faz um interrogatório a cada um deles, e eles respondem: A – O criminoso é E B – O criminoso não é A C – O criminoso não sou eu D – O suspeito C fala a verdade E – O criminoso é A Sabe-se que somente um dos investigados mentiu, e esta mesma pessoa que mentiu é a criminosa.
Analisando as falas, pode-se afirmar que o criminoso é:
(A) A.
(B) B.
(C) C.
(D) D.
(E) E.
User badge image
Douglas Rolim

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as declarações de cada um dos suspeitos, sabendo que apenas um deles está mentindo e que essa pessoa é o criminoso. 1. A diz que o criminoso é E. 2. B diz que o criminoso não é A. 3. C diz que o criminoso não sou eu (C). 4. D diz que o suspeito C fala a verdade. 5. E diz que o criminoso é A. Agora, vamos considerar cada alternativa: - Se A é o criminoso: A estaria mentindo, então a afirmação de E (que o criminoso é A) seria verdadeira, o que não pode acontecer, pois só um pode mentir. Portanto, A não pode ser o criminoso. - Se B é o criminoso: A afirmação de B (que o criminoso não é A) seria uma mentira, mas isso não afetaria as outras afirmações, pois A, C, D e E poderiam ser verdadeiras. No entanto, isso não se encaixa, pois D diz que C fala a verdade, e se B fosse o criminoso, isso não se sustentaria. Portanto, B não pode ser o criminoso. - Se C é o criminoso: A afirmação de C (que o criminoso não sou eu) seria uma mentira. Isso faria com que A, B, D e E estivessem dizendo a verdade. A afirmação de D (que C fala a verdade) seria falsa, o que não se encaixa. Portanto, C não pode ser o criminoso. - Se D é o criminoso: A afirmação de D (que C fala a verdade) seria uma mentira. Isso significaria que C estaria mentindo, o que não se encaixa, pois C diz que não é o criminoso. Portanto, D não pode ser o criminoso. - Se E é o criminoso: A afirmação de A (que o criminoso é E) seria verdadeira, e as afirmações de B (que o criminoso não é A), C (que o criminoso não sou eu), e D (que C fala a verdade) também seriam verdadeiras. Isso se encaixa, pois apenas E estaria mentindo. Portanto, a única opção que se sustenta é que o criminoso é E. A resposta correta é: (E) E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“Os eVTOLs tambèm chamados de “carros voadores” e “drones de passageiros” deverão ser usados em viagens rápidas dentro de uma cidade ou entre cidades vizinhas (...) Essas aeronaves lembram helicópteros mas fazem menos barulho e usam mais hélices para voar Além disso como não usam querosene de aviação elas permitem reduzir a emissão de gases poluentes”
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela em que o excerto é pontuado corretamente.
(A) Os eVTOLs, tambèm chamados de “carros voadores” e “drones de passageiros” deverão ser usados em viagens rápidas dentro de uma cidade ou entre cidades vizinhas. (...) Essas aeronaves lembram helicópteros, mas, fazem menos barulho e usam mais hélices para voar. Além disso, como não usam querosene, de aviação, elas permitem reduzir a emissão de gases poluentes.
(B) Os eVTOLs, tambèm chamados de “carros voadores” e “drones de passageiros”, deverão ser usados em viagens rápidas, dentro de uma cidade, ou, entre cidades vizinhas. (...) Essas aeronaves, lembram helicópteros, mas fazem menos barulho, e usam mais hélices para voar. Além disso, como não usam querosene de aviação, elas, permitem reduzir a emissão de gases poluentes.
(C) Os eVTOLs tambèm chamados de “carros voadores”, e “drones de passageiros”, deverão ser usados em viagens rápidas dentro de uma cidade, ou entre cidades vizinhas. (...) Essas aeronaves, lembram helicópteros, mas, fazem menos barulho e usam mais hélices para voar. Além disso, como não usam querosene de aviação, elas permitem reduzir a emissão de gases poluentes.
(D) Os eVTOLs tambèm chamados de, “carros voadores” e “drones de passageiros”, deverão ser usados em viagens rápidas dentro de uma cidade ou, entre cidades vizinhas. (...) Essas aeronaves lembram helicópteros, mas fazem menos barulho, e usam mais hélices para voar. Além disso, como não usam querosene, de aviação, elas permitem reduzir a emissão de gases, poluentes.
(E) Os eVTOLs, tambèm chamados de “carros voadores” e “drones de passageiros”, deverão ser usados em viagens rápidas dentro de uma cidade ou entre cidades vizinhas. (...) Essas aeronaves lembram helicópteros, mas fazem menos barulho e usam mais hélices para voar. Além disso, como não usam querosene de aviação, elas permitem reduzir a emissão de gases poluentes.