Logo Passei Direto
Buscar

Outros

UFRJ
Leia o texto abaixo para responder às questões 22 e 23. Fundamentais para o pensamento de Émile Durkheim e objeto de sua sociologia são os fatos sociais. Segundo este autor, os fatos sociais podem ser definidos por três características básicas. A primeira delas é a “coerção social”, a segunda é “exterioridade” e a terceira é a “generalidade”.
A melhor definição para a característica “coerção social” atribuída por Durkheim aos fatos sociais é a
(A) legislação específica de cada país, livremente construída pelos indivíduos.
(B) força que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos, fazendo com que estes se conformem às regras da sociedade em que vivem.
(C) força dos indivíduos para realizarem mudanças sociais de acordo com seus interesses.
(D) anomia típica de sociedades modernas, ou seja, devido à complexidade das sociedades modernas os indivíduos e a própria sociedade entram em crise, adoecem.
(E) educação típica de cada sociedade, entendida não somente como um sistema formal de escolas, mas como toda transmissão das regras sociais.
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673500 há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 4 meses

Para responder à pergunta sobre a característica "coerção social" dos fatos sociais segundo Émile Durkheim, precisamos entender o que ele quis dizer com esse conceito. A coerção social refere-se à maneira como as normas e regras sociais influenciam e moldam o comportamento dos indivíduos, forçando-os a se conformar às expectativas da sociedade. Analisando as alternativas: (A) legislação específica de cada país, livremente construída pelos indivíduos. - Isso não reflete a coerção social, pois sugere liberdade na construção das leis. (B) força que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos, fazendo com que estes se conformem às regras da sociedade em que vivem. - Esta opção descreve exatamente a coerção social, que é a imposição das normas sociais sobre os indivíduos. (C) força dos indivíduos para realizarem mudanças sociais de acordo com seus interesses. - Isso se refere mais à ação individual do que à coerção social. (D) anomia típica de sociedades modernas, ou seja, devido à complexidade das sociedades modernas os indivíduos e a própria sociedade entram em crise, adoecem. - Anomia é um conceito diferente e não se relaciona diretamente com a coerção social. (E) educação típica de cada sociedade, entendida não somente como um sistema formal de escolas, mas como toda transmissão das regras sociais. - Embora a educação tenha um papel na socialização, não é a definição de coerção social. Portanto, a alternativa correta que melhor define a característica "coerção social" atribuída por Durkheim aos fatos sociais é: (B) força que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos, fazendo com que estes se conformem às regras da sociedade em que vivem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à pontuação, assinale a alternativa correta.
(A) Quando escrevemos, um circuito neural único é ativado. E parece que esse circuito contribui de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna mais fácil. Os resultados são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade de Indiana, em 2012.
(B) Quando escrevemos, um circuito neural único, é ativado. E parece que, esse circuito, contribui de uma forma, que nunca tínhamos constatado. O aprendizado, se torna mais fácil. Os resultados são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade, de Indiana, em 2012.
(C) Quando escrevemos um circuito neural, único é ativado. E parece que esse circuito contribui, de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna: mais fácil. Os resultados, são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade de Indiana, em 2012.
(D) Quando escrevemos, um circuito neural único, é ativado. E parece que esse circuito contribui, de uma forma que nunca, tínhamos constatado. O aprendizado, se torna mais fácil. Os resultados são equivalentes, ao de outro estudo este realizado, na Universidade de Indiana, em 2012.
(E) Quando escrevemos um circuito neural único, é ativado. E parece que, esse circuito, contribui de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna, mais fácil. Os resultados, são equivalentes ao de outro estudo, este, realizado na Universidade de Indiana, em 2012.

Mais conteúdos dessa disciplina