Logo Passei Direto
Buscar

Outros

UFRJ
idade brasileira atual revelaria a necessidade de uma transição de um passado colonial a um futuro de uma nação estruturada, com uma organização econômica voltada para o interior, moderna. Este é o caminho da sociedade brasileira: da sociedade colonial ao Brasil nação. Realizar esta transição, radicalmente, é realizar a verdadeira ‘Revolução Brasileira’.
Assinale a alternativa que melhor expressa o “sentido da colonização” e da história brasileira para Caio Prado Júnior.
(A) O sentido da colonização brasileira é ser um país explorado por interesses capitalistas, subordinado a interesses externos, o que impediria o efetivo desenvolvimento nacional. Essa herança colonial se expressa até hoje em relações econômicas dependentes e no subdesenvolvimento.
(B) O sentido da colonização brasileira está na presença de elementos feudais, atrasados, que impediriam o desenvolvimento nacional.
(C) A análise desenvolvida por Caio Prado, em “Formação do Brasil Contemporâneo”, parte do entendimento de que o Brasil é um país dominado pelo modo-de-produção escravista. As relações de subordinação típicas dessa forma de produção ainda se fazem presentes na atualidade brasileira; hoje o papel de escravo é desempenhado pelo Brasil e o de senhor pelas grandes nações imperialistas.
(D) O entendimento do autor sobre a particularidade brasileira se dá no âmbito do capitalismo clássico, uma vez que aqui, como nos demais países capitalistas, a burguesia explora e domina a classe trabalhadora.
(E) Caio Prado Júnior entende que a colonização brasileira deve ser entendida no esteio das teorias desenvolvimentistas, nas quais é afirmado que o Brasil, por ser um país jovem, ainda tem elementos atrasados. Estes elementos, no entanto, seriam superados com o progressivo desenvolvimento do capitalismo.
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673500 há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 4 meses

Para responder à pergunta sobre o "sentido da colonização" e da história brasileira segundo Caio Prado Júnior, vamos analisar cada alternativa: (A) O sentido da colonização brasileira é ser um país explorado por interesses capitalistas, subordinado a interesses externos, o que impediria o efetivo desenvolvimento nacional. Essa herança colonial se expressa até hoje em relações econômicas dependentes e no subdesenvolvimento. - Esta alternativa reflete bem a crítica de Caio Prado Júnior sobre a dependência econômica e a exploração externa. (B) O sentido da colonização brasileira está na presença de elementos feudais, atrasados, que impediriam o desenvolvimento nacional. - Embora Caio Prado mencione elementos atrasados, essa alternativa não abrange a totalidade de sua análise sobre a exploração capitalista. (C) A análise desenvolvida por Caio Prado, em “Formação do Brasil Contemporâneo”, parte do entendimento de que o Brasil é um país dominado pelo modo-de-produção escravista. As relações de subordinação típicas dessa forma de produção ainda se fazem presentes na atualidade brasileira; hoje o papel de escravo é desempenhado pelo Brasil e o de senhor pelas grandes nações imperialistas. - Esta alternativa é bastante específica e reflete uma parte da análise de Caio Prado, mas não abrange completamente o sentido da colonização. (D) O entendimento do autor sobre a particularidade brasileira se dá no âmbito do capitalismo clássico, uma vez que aqui, como nos demais países capitalistas, a burguesia explora e domina a classe trabalhadora. - Essa alternativa é mais geral e não se concentra especificamente na colonização. (E) Caio Prado Júnior entende que a colonização brasileira deve ser entendida no esteio das teorias desenvolvimentistas, nas quais é afirmado que o Brasil, por ser um país jovem, ainda tem elementos atrasados. Estes elementos, no entanto, seriam superados com o progressivo desenvolvimento do capitalismo. - Essa alternativa também não reflete a crítica mais contundente de Caio Prado sobre a exploração externa. Após analisar as alternativas, a que melhor expressa o "sentido da colonização" e a crítica de Caio Prado Júnior é a: (A) O sentido da colonização brasileira é ser um país explorado por interesses capitalistas, subordinado a interesses externos, o que impediria o efetivo desenvolvimento nacional. Essa herança colonial se expressa até hoje em relações econômicas dependentes e no subdesenvolvimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à pontuação, assinale a alternativa correta.
(A) Quando escrevemos, um circuito neural único é ativado. E parece que esse circuito contribui de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna mais fácil. Os resultados são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade de Indiana, em 2012.
(B) Quando escrevemos, um circuito neural único, é ativado. E parece que, esse circuito, contribui de uma forma, que nunca tínhamos constatado. O aprendizado, se torna mais fácil. Os resultados são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade, de Indiana, em 2012.
(C) Quando escrevemos um circuito neural, único é ativado. E parece que esse circuito contribui, de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna: mais fácil. Os resultados, são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade de Indiana, em 2012.
(D) Quando escrevemos, um circuito neural único, é ativado. E parece que esse circuito contribui, de uma forma que nunca, tínhamos constatado. O aprendizado, se torna mais fácil. Os resultados são equivalentes, ao de outro estudo este realizado, na Universidade de Indiana, em 2012.
(E) Quando escrevemos um circuito neural único, é ativado. E parece que, esse circuito, contribui de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna, mais fácil. Os resultados, são equivalentes ao de outro estudo, este, realizado na Universidade de Indiana, em 2012.

Mais conteúdos dessa disciplina