Logo Passei Direto
Buscar

Outros

UFRJ
O texto abaixo trata de um mecanismo fundamental que permite aos estudantes pensar sociologicamente os fenômenos sociais de seu cotidiano. Analise-o.
O processo de reflexão, característico das Ciências Sociais, descrito no texto, é denominado
(A) Funcionalismo.
(B) Desnaturalização.
(C) Cientificismo.
(D) Determinismo.
(E) Embate ideológico.
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673500 há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 4 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o que cada uma das alternativas representa no contexto das Ciências Sociais. (A) Funcionalismo - É uma teoria que analisa a sociedade como um sistema composto por partes interdependentes, mas não se refere diretamente ao processo de reflexão. (B) Desnaturalização - Este termo se refere ao processo de questionar e desconstruir as ideias que consideramos naturais ou óbvias, permitindo uma análise crítica dos fenômenos sociais. Isso se alinha com a ideia de pensar sociologicamente. (C) Cientificismo - Refere-se à crença de que a ciência é a única forma válida de conhecimento, mas não é um processo de reflexão em si. (D) Determinismo - É a ideia de que todos os eventos, incluindo ações humanas, são determinados por causas anteriores, não se relacionando diretamente com o processo de reflexão. (E) Embate ideológico - Refere-se a conflitos de ideias e valores, mas não é um mecanismo de reflexão. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se encaixa como um mecanismo fundamental para pensar sociologicamente os fenômenos sociais é: (B) Desnaturalização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à pontuação, assinale a alternativa correta.
(A) Quando escrevemos, um circuito neural único é ativado. E parece que esse circuito contribui de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna mais fácil. Os resultados são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade de Indiana, em 2012.
(B) Quando escrevemos, um circuito neural único, é ativado. E parece que, esse circuito, contribui de uma forma, que nunca tínhamos constatado. O aprendizado, se torna mais fácil. Os resultados são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade, de Indiana, em 2012.
(C) Quando escrevemos um circuito neural, único é ativado. E parece que esse circuito contribui, de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna: mais fácil. Os resultados, são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade de Indiana, em 2012.
(D) Quando escrevemos, um circuito neural único, é ativado. E parece que esse circuito contribui, de uma forma que nunca, tínhamos constatado. O aprendizado, se torna mais fácil. Os resultados são equivalentes, ao de outro estudo este realizado, na Universidade de Indiana, em 2012.
(E) Quando escrevemos um circuito neural único, é ativado. E parece que, esse circuito, contribui de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna, mais fácil. Os resultados, são equivalentes ao de outro estudo, este, realizado na Universidade de Indiana, em 2012.

Mais conteúdos dessa disciplina