Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Escola Bom Jesus
Os raios cósmicos são fontes de radiação ionizante que são emitidas pelas partes do organismo humano. Para quantificar a dose de radiação recebida, utiliza-se o Sievert (Sv), definindo como a unidade de energia recebida por unidade de massa. A exposição à radiação proveniente de raios cósmicos aumenta com a altitude, o que pode representar um problema para as tripulações de aeronaves. Recentemente, foram realizadas medições acuradas das doses de radiação ionizante para voos entre Rio de Janeiro e Roma. Os resultados têm indicado que a dose média de radiação recebida na fase de voo (cruzeiro) geralmente representa 82% do tempo total de voo e que a dose de radiação correspondente a 5% das normas internacionais de trabalho civil limitam em 1 000 horas por ano o tempo de aviação para as tripulações que atuam em voos internacionais. Com base nesses dados, a radiação típica durante um voo entre Rio de Janeiro e Roma corresponde a uma dose de radiação de 0,2 mSv.
A quantas radiações típicas corresponde a dose de radiação ionizante a qual um tripulante que atua no trecho Rio de Janeiro-Roma é exposto ao longo de um ano?
[ ] 8
[ ] 10
[ ] 80
[x] 100
[ ] 1000
User badge image

Enviado por estudandocomquestoes há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 4 meses

Para calcular a quantidade de radiações típicas a que um tripulante é exposto ao longo de um ano, precisamos considerar a dose de radiação recebida durante um voo e o limite de horas de voo. 1. A dose de radiação típica durante um voo entre Rio de Janeiro e Roma é de 0,2 mSv. 2. O limite de tempo de aviação para as tripulações é de 1.000 horas por ano. 3. Se considerarmos que a dose de 0,2 mSv é a radiação recebida em um voo, precisamos calcular quantos voos podem ser realizados em 1.000 horas. Se um voo típico entre Rio de Janeiro e Roma leva cerca de 12 horas (ida ou volta), podemos fazer a seguinte conta: - Número de voos em 1.000 horas = 1.000 horas / 12 horas por voo ≈ 83,33 voos. Agora, multiplicamos o número de voos pela dose de radiação por voo: - Dose total = 83,33 voos * 0,2 mSv/voo ≈ 16,67 mSv. Agora, para saber a quantas radiações típicas isso corresponde, dividimos a dose total pela dose típica de 0,2 mSv: - 16,67 mSv / 0,2 mSv = 83,35. Portanto, a resposta correta, considerando as opções, é que a dose de radiação ionizante a qual um tripulante que atua no trecho Rio de Janeiro-Roma é exposto ao longo de um ano corresponde a aproximadamente 80 radiações típicas. A resposta correta é: 80.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina