Quais são os componentes, do ambiente esterno e as suas influencias na mercado produtivo.
AManda Rocha
há 12 anos
Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são:
Gloria Gonçalves
há 12 anos
O ambiente externo à organização é o conjunto de indivíduos, grupos e organizações que se encontram no meio exterior da organização e que influenciam e são influenciados por ela. A nível geral o ambiente à organização é composto pelas seguintes componentes:
Componente Económica indica-nos como os recursos são distribuídos e utilizados no próprio ambiente;
Componente Social descreve-nos as características da sociedade onde a organização está inserida;
Componente Político compreende todos os factores Politico-Governamentais;
Componente Legal consiste em toda a legislação em vigor que todos os membros da sociedade devem seguir;
Componente Tecnológica consiste na aplicação sistemática de conhecimento científico a um novo produto, processo ou serviço.
A nível operacional do ambiente à organização este é composto pelas seguintes componentes:
Cliente é o elementos que compra os produtos ou serviços disponiilizados pela empresa;
Concorrência consiste no conjunto de empresas que comercialização produtos ou serviços idênticos aos da empresa em questão;
Mão-de-obra consiste nos factores humanos disponíveis para desempenhar as tarefas necessárias;
Fornecedor é o elemento que fornece produtos ou serviços adquiridos pela empresa que posteriormente os transforma no processo produtivo em mercadorias ou serviços finais;
Internacional compreende todas as implicações internacionais das operações organizacionais.
A análise do ambiente compreende os seguintes passos:
Compreender a natureza do ambiente - Como primeiro passo, é útil dar uma vista de olhos inicial à natureza do ambiente da empresa em termos de quão incerta ela é. É relativamente estática ou mostra sinais de mudança? De que modo? É de compreensão simples ou complexa? Este passo auxilia a decidir qual a focalização adequada para a restante análise.
Auditoria às influências ambientais – neste passo, pretende-se identificar quais as influências macro-ambientais que tendem a afectar o desenvolvimento e desempenho da empresa. Pode efectuar-se tendo em consideração a forma como as influências políticas, sociais e tecnológicas atingem a organização. É cada vez mais útil relacionar estas influências com as tendências de crescimento no sentido da globalização das indústrias. A construção de situações ou cenários pode ser de grande ajuda, uma vez que, tem em conta a extensão em que as estratégias podem ter de ser alteradas.
Identificar as forças competitivas mais importantes–neste passo, a focalização é redireccionada de modo a identificar o ambiente imediato da empresa, por exemplo, o ambiente competitivo em a empresa opera. A Análise das Cinco forças visa identificar as forças-chave em funcionamento no ambiente imediato ou competitivo e compreender porque são significativas. Através destes passos deve emergir a visão dos desenvolvimentos realmente importantes que ocorrem em torno da organização. Pode acontecer que os acontecimentos excepcionalmente significativos sejam muito poucos, ou pode acontecer que existam vários acontecimentos interligados.
Identificar a posição competitiva mais importante – O quarto passo consiste na análise da posição competitiva da empresa, no que diz respeito à forma como se comporta perante as outras empresas que competem pelos mesmos recursos, clientes, etc.
Gecilda Silva Araujo
há 12 anos
Alguns exemplos possíveis de stakeholders de uma empresa são: