Eu sei que deve ser algo bem simples de se explicar, mas em lugar algum eu encontro um conceito ou uma definição para essa lei.
Paulo Oliveira
há 12 anos
A Lei quanto aspecto da cronologia ela podera ser permanente, que é o caso da pergunta acima. Sendo assim, tem prazo de vigência indeterminado.
Espero que tenha ajudado.
Bruno Mentges De Carvalho
há 12 anos
Acredito que exista um equívoco em sua pergunta. Não existe lei perpétua, que não acaba nunca. Toda lei pode ser revogada (e provavelmente um dia virá a ser).
O que existe que dá a sensação de que a lei é perpétua (estamos falando de lei não de prisão perpétua, certo?), é um princípio chamado Direito Adquirido, que é um tipo de direito subjetivo definitivamente incorporado (pois, adquirido) ao patrimônio jurídico do titular (sujeito de direito), já consumado ou não , porém exigível na via jurisdicional, se não cumprido voluntariamente pelo obrigado (sujeito de dever).
Já o ato jurídico perfeito é aquele já realizado, acabado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, pois já satisfez todos os requisitos formais para gerar a plenitude dos seus efeitos, tornando-se portanto completo ou aperfeiçoado. Sua importância para o direito é a proteção dada à pessoa da imutabilidade da situação jurídica que de boa-fé foi realizada dentro dos parâmetros legais quando sobrevém nova lei.
Esses dois conceitos de direito adquirido e ato jurídico perfeito criam situações como o Foral de Olinda, que é uma lei de 1537, adquirida pelos residentes de Olinda desta época e que tem reflexos até hoje. Esta lei é permanente ? Não, a lei de propriedade já mudou faz tempo, mas como este foi um direito adquirido e julgado como ato jurídico perfeito, tem efeitos até hoje.
Espero que tenha te ajudado nessa questão!
Elizia Marques
há 12 anos
Lei Permanente é a lei com prazo de vigência indeterminado,pois a lei posterior revoga a anterior.