Um arco reflexo simples exige, pelo menos: a) um neurônio motor, um gânglio e a medula. b) um neurônio sesorial, um gânglio e a medula. c) um neurônio sensorial, dois gânglios e a medula. d) um neurônio motor, um sensorial e um gânglio. e) dois neurônios ( um sensorial e um motor) e a medula.
Filipe Rocha da Silva
há 12 anos
Letra "e". Um exemplo é o reflexo patelar . N pode ser a A, pois não cita o neurônio sensorial, que seria o responsável por conduzir a informação do estímulo inicial. A letra b não cita o neurônio motor, que seria aquela responsável por conduzir a resposta involuntária.
Will Martins
há 12 anos
Letra E. Não há gânglios envolvidos no arco reflexo, pois trata-se de um evento associado ao sistema nervoso somático. Há gânglios envolvidos apenas no sistema nervoso visceral, que compreende a via aferente visceral e a via eferente (motora) visceral simpática e parassimpática, mais conhecido como sistema nervoso autônomo. Do sistema nervoso autônomo simpático temos os gânglios do tronco simpático e os gânglios pré-vertebrais; do sistema nervoso autônomo parassimpático temos gânglios muito próximos ao órgão efetor, quando não na própria parede do mesmo.