Relate a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linha de defesa na Inflamação e as diferenças entre os macrofágos e neutrófilos
Bit Ayo
há 12 anos
Olá. As linhas de defesa imunitária são 3: primária - proteção superficial composta por barreiras como a pele e membranas mucosas que impedem micróbios de penetrarem no interior dos compartimentos estéreis do corpo; secundária - sistema que ativa alguns mecanismos assim que agentes infecciosos ultrapassam a barreira primária tais como a fagocitose de corpos estranhos, feita por macrófagos/neutrófilos, e a resposta inflamatória; e, por último, a terciária - composta por defesas específicas para cada tipo de micróbio aplicadas por células bem determinadas, tais como os linfócitos B e T, sendo essa linha de defesa possuidora de memória imunitária com açao de longo prazo, como vacinas e anticorpos maternos.
Quanto as diferenças entre macrófagos e neutrófilos, pode-se mencionar que, apesar de ambos serem responsáveis pela fagocitose, apenas os macrófagos apresentam antígenos, ativando linfócitos T e iniciando a resposta imunitária. Além disso, seus progenitores são diferentes: macrófagos originam-se de monócitos (agranulócitos) enquanto os neutrófilos vêm de um precursor granulócito. Por fim, neutrófilos são os primeiros a chegar para fagocitar os corpos estranhos; os macrófagos aparecem depois, aproveitando-se do seu grande tamanho (macrofagos = comedores gigantes), para limpar as células mortas e outros resíduos (pus) que sobrou do ataque da segunda linha de defesa imunitária. Até mais. Espero ter ajudado.
Will Martins
há 12 anos
Fazendo um adendo ao BitAyo, muitos autores consideram que as primeiras células imunitárias a terem resposta frente ao agente agressor são os macrófagos teciduais, advindo o infiltrado de polimorfonucleares neutrófilos, e somente depois os macrófagos maturados a partir dos mastócitos quando adentrados no interstício.
Bit Ayo
há 12 anos
Sim, não podemos nos esquecer dos macrófagos fixos ou teciduais que estão presentes nos tecidos. Seu trabalho normalmente consiste em remover células mortas, fagocitar um ou outro microorganismo estranho que se aproxime e liberar substâncias químicas a fim de iniciar uma resposta imunitária, chamando mais macrófagos e neutrófilos quando estiver tendo problemas em combater uma grande quantidade de corpos estranhos ao mesmo tempo. O adendo é bem vindo. Só uma pequena observação se faz necessária, uma vez que macrófagos não fixos originam-se de monócitos maturados, não de mastócitos.