O procedimento de busca e apreensão previsto no Decreto Lei nº 911/69 se constitui em um processo de qual natureza?
Paulo Oliveira
há 12 anos
Apesar do nome ser idêntico a um procedimento cautelar previsto entre o art. 839 até o art. 843 do CPC, esta busca e apreensão tem o seu procedimento regulado no Decreto Lei nº 911/69 e corresponde a um processo de conhecimento autônomo e independentemente de qualquer outro como, alias, é estabelecido no próprio art. 3º, parágrafo 8º, do mencionado ato normativo específico.
João Marcelo Mastra
há 12 anos
No que tange a busca e apreensão, temos que a mais tradicional delas, é medida cautelar antecipada e satisfativa.
Antonio Holanda
há 11 anos
Trata-se uma medida que visa localizar e resgatar um determinado bem, que se encontra em mãos de terceiros.
O objeto da presente ação poderá ser uma coisa ou pessoa.
Toda medida que recebe denominação busca e apreensão terá o significado de localizar e resgatar um determinado bem que está nas mãos do requerido.
Deve-se, no entanto, diferenciar a cautelar de busca e apreensão das outras medidas que a lei denomina busca e apreensão.
O objeto da cautelar de busca e apreensão poderá ser uma coisa ou uma pessoa incapaz. Essa distinção é muito importante para que se analise a natureza jurídica do provimento da cautelar de busca e apreensão.
Esse provimento poderá ter natureza cautelar ou executiva. Terá natureza cautelar sempre que o objeto do provimento for coisa, visto que o provimento executivo para entrega de coisa tem meio próprio.
Quando o objeto do provimento for pessoa, independentemente da natureza cautelar ou executiva, sempre será utilizada a cautelar de busca e apreensão.