"Um diagnóstico de enfermagem é uma frase padrão descritiva sobre o estado de saúde de um cliente (que pode ser um indivíduo, uma família, ou uma comunidade em geral). A função do diagnóstico de enfermaria é facilitar o cuidado da enfermagem. São análises feitas a partir do estado de saúde dos clientes envolvidos, sendo que o enfermeiro cria sua opinião e assim contribui para evolução do mesmo."
Anne Beatriz Sousa
há 12 anos
Ajudou sim. Obrigada Larissa Sousa:D
Larissa Sousa
há 12 anos
Para possuir a capacidade diagnosticar o enfermeiro precisa primeiramente do embasamento científico nas disciplinas que compreendem a fisiologia do corpo, ao conhecimento dos sinais e sintomas das mais diversas patologias e também a capacidade técnica e crítica ao exame físico, que deve ser realizado minunciosamente após a detalhada coleta de dados. Assim, após essas duas etapas, coleta de dados e exame físico (anamnese) é que o enfermeiro poderá analisar todas essas informações e só então de acordo com a especificidade do indivídio em questão e dados objetivos, poderá gerar seus diagnósticos iniciais. O enfermeiro adquire essa capacidade com experiências que possuem durante os estágios em disciplinas como Semiologia e Semiotécnica I e II da graduação, assim como outras que exijam a prática e com o decorrer disso irá criando habilidades e facilidades que depende de cada um. A capacidade de ter uma análise crítica é um dos fatores mais importantes para os diagnósticos, porque só assim poderá realizar um plano de cuidados com intervenções eficazes e de acordo com as necessidades de cada paciente e como você mesmo colocou na definição acima "contribur para a evolução do mesmo".
Espero que tenha ajudado Anne Beatriz, mas para a compreensão integra de como realizar um diagnóstico e depois as outras etapas é preciso ter o conhecimento das etapas do processo de enfermagem, isso nós vemos na Sistematização da Assistência em Enfermagem.