Logo Passei Direto
Buscar

Metrologia

UNIDERP - ANHANGUERA

Alguem poderia me explicar o que é erro escusavel?

Além de explicar o que é erro escusavel, me dar alguns exemplos para melhor fixação? agradeço.

User badge image

Enviado por Ennya Pereira há 12 anos

Respostas

User badge image

Adriele Ferraro

há 12 anos

É o erro que pode ser justificado pelas circunstâncias do ocorrido. :)

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Gabriel Corrêa

há 12 anos

"data vênia" pelo erro acima onde falei no caso de penal, foi um verdadeiro ERRO ESCUSÁVEL, quando não se lê a que matéria se refere o assunto.

Retificando o que foi dito acima que é em direito Penal, em civil o tema para o professor Pablo Stolze explica que o erro invalidante há que ser, ainda, escusável, isto é, perdoável, dentro do que se espera do homem médio que atue com grau normal de diligência. Não se admite, outrossim, a alegação de erro por parte daquele que atuou com acentuado grau de displicência. O direito não deve amparar o negligente5. Ademais, a própria concepção de homem médio deve levar em consideração o contexto em que os sujeitos estão envolvidos. Afinal, a compra de uma joia falsa pode ser um erro escusável de um particular, mas muito dificilmente de um especialista em tal comércio. O tema da escusabilidade do erro como elemento indispensável para invalidação do negócio, por sua vez, comporta controvérsias, visto que, ao interpretar o art. 138 do CC-02, na I Jornada de Direito Civil da Justiça Federal, foi defendida a ideia, no Enunciado 12, de que, “na sistemática do art. 138, é irrelevante ser ou não escusável o erro, porque o dispositivo adota o princípio da confiança”.

Fonte: novo curso de direito civil, 2012 parte geral. Pag. 433.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Gabriel Corrêa

há 12 anos

O erro escusável, que também é chamado Inevitável ou Invencível está previsto no CP - art. 20, caput, 1ª parte e § 1º, 1ª parte.É o erro desculpável, que nada mais é aquele erro cujas circunstâncias fazem presumir boa fé do agente, justificando a prática do ato, que não se torna suspeito ou nulo. Presume-se o erro escusável quando qualquer outra pessoa, nas mesmas circunstâncias, praticasse a mesma ação que o agente. Exclui por completo o dolo e a culpa, afastando, assim, a responsabilidade penal quando era a conduta inevitável.

Cezar Roberto Bitencourt diz: “a) um fato praticado, com erro invencível, afasta o injusto típico, não podendo ser considerado como um fato antijurídico.”

Fonte: Tratado de Direito Penal – Parte Geral – 2012. pag. 569

Bons estudos!!!

 

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!