Alguem poderia me indicar a diferença dessas dus hipóteses: a obrigação de genero e a obrigação de qualidade, que, se não me engano, estão englobadas na obrigação de fazer incerto.
Paulo Oliveira
há 12 anos
Isso mesmo estão incluidas neste tipo de obrigação, ou seja, Dar coisa incerta é quando o devedor se compromete a entrega de um bem com gênero e quantidade. A escolha pertence ao devedor se o contrario não estiver estipulado em contrato, mas não poderá dar coisa pior, nem será obrigado a prestar coisa melhor. Antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito. A coisa incerta em algum momento será coisa certa, depois da concentração (é o ato da escolha da coisa incerta), para o credor fazer a escolha deve estar no contrato, se o contrato for omisso, caberá a escolha ao devedor, como foi dito anteriormente. Quando o credor souber da escolha do devedor, a obrigação passara a ser de coisa certa. Se antes o devedor escolher a coisa e não tiver comunicado ao credor e ela se deteriorar ou se perder ficara a cargo do devedor escolher outra coisa.
Esse foi um resumo rápido sobre o que é a obrigação de fazer de dar coisa incerta. Bom agora vamos a resposta: gênero e qualidade. Obrigação de gênero por exemplo, o devedor tem a prestação de dar uma calça, no caso não foi especificado qual, poderá ser escura, clara, jeans, etc. Na obrigação de qualidade por exemplo, o devedor tem uma prestação para com o credor, de um sofá feito de pluma ou uma calça jeans, estaremos diante de algo especifico e não geral.
Normalmente estas definições estão sempre atreladas na obrigação de fazer incerto.
Espero ter ajudado, se gostou não deixa de aprovar a resposta, boa sorte!
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
dev-test-question-api@mail.com
há 9 meses
YOyT5kseBrMbeG1lSPVB0H3SpmX6VbsZt4cOS4rYvWsJ87TjnGvay89H2PlUYt