par o stj, a novação, modalidade de extinção de o brigação, não impedi a revisão dos negocios juridicos antecedentes, em face da relativação do principio da pacta sunt servanda no direito brasileiro. certo ou errado? justifique
Gabriel Cury
há 12 anos
A novação é uma operação jurídica do Direito das obrigações que consiste em criar uma nova obrigação1 , substituindo e extinguindo a obrigação anterior e originária. O próprio termo "novar" já é utilizado no vocabulário jurídico para se referir ao ato de se criar uma nova obrigação2 . Entretanto, na novação não há a satisfação do crédito, pois a obrigação persiste, assumindo nova forma3 .
O efeito precípuo da novação é o liberatório, isto é, a extinção da obrigação anterior pela nova, que a substitui. Porém, para que ocorra a novação será necessário, antes de tudo, que seja criada uma nova obrigação para que depois a anterior seja extinta.4 .
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Guilherme Burzynski Dienes
há 12 anos
Certo.
fontes:
4. A parte tem direito em ter seus contratos revistos, desde a
origem, a fim de afastar eventuais ilegalidades, ainda que tenha
havido quitação ou novação da dívida. Súmula 286/STJ.
Súmula 286/STJ: A renegociação de contrato bancário ou a confissão da dívida não impede a possibilidade de discussão sobre eventuais ilegalidades dos contratos anteriores.
REsp 1339242 / RJ
RECURSO ESPECIAL
2012/0106023-9
Dyego Andressa Gomes
há 12 anos
valeu show de bola