definição de eutanásia ativa.
Ariosvaldo Alves
há 12 anos
1 * Atualmente a eutanásia pode ser classificada de várias formas, de acordo com o critério considerado.
Eutanásia ativa: o ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins misericordiosos.
Eutanásia passiva ou indireta: a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento.
Eutanásia de duplo efeito: quando a morte é acelerada como uma consequência indireta das ações médicas que são executadas visando o alívio do sofrimento de um paciente terminal.
Eutanásia voluntária: quando a morte é provocada atendendo a uma vontade do paciente.
Eutanásia involuntária: quando a morte é provocada contra a vontade do paciente.
Eutanásia não voluntária: quando a morte é provocada sem que o paciente tivesse manifestado sua posição em relação a ela.
2* Países :
Nos EUA - Califórnia e no estado de Oregon existe o chamado “living will”, que é um testamento biológico, que nega os cuidados paliativos, e o desejo de morrer com dignidade
Holanda – desde 2000 é legal, inclusive crianças podem recorrer a esse procedimento desde que autorizados pelos pais;
Bélgica e Luxemburgo – criaram legislações para impedir a condenação dos médicos responsáveis por garantir a "prática da boa morte" a pacientes em estado terminal ou vítimas de doenças incuráveis.
Suiça - o suicídio assistido é tolerado e está previsto na lei. , que atrai centenas de pessoas de outros países no que passou a ser chamado de "turismo da morte".
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ariosvaldo Alves
há 12 anos
Bom dia, tem um bom documntário que trata do tema é "Exit - o direito de morrer". Dá uma olhada e boas reflexões. Abraços!