Logo Passei Direto
Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Perícia Contábil - Aula 4: Objetivos e Espécie de Perícia Contábil
Ao final desta aula, você será capaz de:
1- Identificar os objetivos da Perícia Contábil;
2- Reconhecer as situações reais e os objetivos periciais;
3- Entender as espécies de perícia;
4- Relacionar Perícia Judicial, Perícia Extrajudicial, Perícia Semijudicial e Perícia Arbitral.
Tratamento dos itens não realizados
 “Perícia é a ciência oriunda do conhecimento; desenvoltura, capacidade; condição de prova sólida no parecer técnico de pessoa capaz de estabelecê-la.”
“A Perícia Contábil compõe o conjunto de formas técnicas e científicas destinado a levar à instância decisória informações de prova necessárias a auxiliar a justa deliberação do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, de acordo com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for inerente.”
- Item 2 da NBC TP 01 – Normas Brasileiras de Contabilidade.
Portanto, a Perícia Contábil tem sua extensão pautada à causa que a deu origem. Assim, uma perícia que engloba questões tributárias levará em consideração, não somente a Contabilidade em si, mas também, a legislação fiscal que rege a matéria relacionada aos exames.
A Perícia Contábil é uma ramificação da Contabilidade, utiliza-se das mesmas técnicas aplicadas por essa ciência de forma universal. É uma modalidade elevada da profissão contábil, que municia elementos sobre o patrimônio das entidades físicas e jurídicas.
Características gerais da Perícia Contábil
A perícia se reveste de alguns aspectos gerais que a caracterizam:
Surge de um conflito latente e manifesto que se quer esclarecer.
Constata, prova ou demonstra a verdade de alguma situação, coisa ou fato.
Fundamenta-se em requisitos técnicos, científicos, legais, psicológicos, sociais e profissionais.
Deve materializar, segundo forma especial, à instância decisória, a transmissão de opinião técnica ou científica sobre a verdade relativa ao fato, de modo que a verdade jurídica corresponda àquela.
Características especiais da Perícia Contábil
Alguns outros aspectos mais específicos também caracterizam a atuação da perícia, sendo prudente destacar, de início:
A delimitação da matéria sobre a qual recai – já que são somente aquelas matérias cuja apreciação dependa de conhecimento especial do técnico.
A iniciativa técnica, ou seja, a absoluta independência técnica nos processos, métodos e análises que leva a efeito.
A limitação de pronunciamento, ou seja, a consonância da matéria examinada e da finalidade do exame com a forma própria e normalizada da espécie de laudo que registrará a conclusão.
O integral conhecimento técnico ou científico da matéria, complementado, necessariamente, com conhecimentos conexos à sua especialização e das disposições legais e normativas aplicáveis ao caso concreto e à própria perícia.
Objetivos
Situações reais e objetivos periciais
Objetivo
Verificação, prova ou esclarecimento da veracidade contábil sobre seu objetivo e consequente mudança desta verdade para o empenho decisivo.
Objeto
Circunstâncias, episódios ou eventos originários das relações, decorrência e existências que fluem do patrimônio de quaisquer entidades.
Situações reais e objetivos periciais
Espécies de perícia
Esta ferramenta tem espécies qualificadas, coligadas e definíveis conforme os ambientes em que é solicitada a operar. São estes mesmos ambientes que descreverão suas peculiaridades essenciais e as determinantes tecnológicas para a exata consideração do objeto e dos objetivos para os quais se deve girar. É normal os menos conhecedores confundirem as naturezas de perícia por sua aparição no fato real. Os ambientes de desempenho que lhe determinarão as peculiaridades podem ser do ponto de vista mais amplo:
O ambiente judicial
O ambiente semijudicial
O ambiente extrajudicial
Ambiente arbitral
Perícia Judicial
Perícia Semijudicial
 
Nos inquéritos.
Nas comissões parlamentares de inquérito ou especiais.
Na esfera da administração pública tributária ou conselhos de contribuinte.
Perícia Extrajudicial
Sendo a função do contador de modo informativa e examinadora, ele cumpre função extraordinária nas questões provocadas entre as partes em aversão de interesses econômicos.
Dentro deste aspecto, invoca-se a interferência de outros, para se conseguir um “juízo parcial” na matéria discutida quando para esclarecer procedimento e de acordo com a justiça o assunto em que não se conciliam, mas também podem buscar um recurso amigável, que vai desde o parecer de um perito até o juízo arbitral. Qualquer um destes serviços é extrajudicial, por não se lavrar o objeto de acordo com a justiça.
A Perícia Extrajudicial opera-se, sobretudo, por combinação entre as partes. Estas concordam que o litígio pendente seja resolvido tendo por apoio o conhecimento e parecer do perito, ou, quando maior a indefinição, cada um opta por perito de sua confiança. Esse tipo de perícia se pauta, principalmente por Legislação Societária (Lei nº 6404/76 artigos 7º, 8º, 220 a 234).
Perícia Arbitral
Nesta aula, você:
Compreendeu os objetivos da Perícia Contábil e situações reais e objetivos periciais; 
Aprendeu as espécies de perícias; 
Analisou Perícia Judicial, Perícia Extrajudicial, Perícia Semijudicial e Perícia Arbitral.
1.Marque a alternativa INCORRETA referente à Perícia Contábil:
Parte superior do formulário
1) É a ciência oriunda do conhecimento. 
2) Compõe o conjunto de formas técnicas e científicos destinado a levar à instância decisória informações de prova necessárias a auxiliar a justa deliberação do litígio. 
3) Tem sua extensão pautada à causa que a deu origem. 
4) É uma ramificação da Contabilidade, utiliza-se das mesmas técnicas aplicadas por essa ciência de forma universal. 
Parte inferior do formulário
2.Quanto aos objetivos, pode-se afirmar que:
I. A objetividade, distingui-se pela atuação do perito em não evadir-se do objeto que gerou o assunto.
II. A concisão fidelidade está em utilizar em seu julgamento de uma linguagem compreensível a quem vai prevalecer-se de seu trabalho, embora possa guardar a terminologia tecnológica e cientifica em seus feitos.
III. A confiabilidade, incide em estar a perícia amparada em subsídios evidentes e corretos legal e tecnologicamente.
IV. A clareza está em utilizar em seu julgamento de uma linguagem compreensível a quem vai prevalecer-se de seu trabalho, embora possa guardar a terminologia tecnológica e cientifica em seus feitos.
Estão corretas as opções:
Parte superior do formulário
1) I, III e IV 
2) I, II e III 
3) I e IV 
4) III e IV 
Parte inferior do formulário
3.Com as alternativas a seguir sobre Laudo Pericial Contábil:
I. Objetivo é a verificação, a prova ou o esclarecimento da veracidade contábil sobre seu objetivo e consequente mudança desta verdade para o empenho decisivo.
II. Objeto são as circunstâncias, os episódios ou os eventos originários das relações, decorrência e existências que fluem do patrimônio de quaisquer entidades.
Estão corretas as opções:
Parte superior do formulário
1) I e II 
2) Apenas a I 
3) Apenas a II 
4) I e II são falsas 
Parte inferior do formulário
4.Em relação à correlação de objetivos e objetos pode-se afirmar que:
I. A mensuração, a análise, a avaliação ou o arbitramento sobre o quantum monetário do objeto (objetivo) > a formulação de uma opinião ou juízo técnico (exemplo de objeto).
II. A informação fidedigna (objetivo) > relação das vendas efetivas de produtos sujeitos contratualmente a pagamento de royalties (exemplo de objeto).
III. O esclarecimento e a eliminação das dúvidas suscitadas sobre o objeto (objetivo) > parecer conclusivo sobre a correção ou não da prestação de contas da diretoria ou administrador da entidade (exemplo de objeto).
Estão corretas as opções:
Parte superior do formulário
1) Apenas a I 
2) Apenas a II 
3) Apenas a III 
4) I, II e III 
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?