Logo Passei Direto
Buscar

Sociologia Jurídica - Aula 03

User badge image

Enviado por Rafael Canto em

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá
Aluno: Rafael Silva Canto da Rocha
Matrícula: 2013.01.75622-9
Disciplina: Sociologia Jurídica e Judiciária 
Professora: Taís Elaine
Aplicação Prática Teórica
Milícias expulsam os traficantes de drogas e já controlam 92 favelas da cidade (Publicada em 10/12/2006 às 12h22m)
Formadas por policiais e ex-policiais militares, bombeiros, vigilantes, agentes penitenciários e militares, muitos deles moradores das comunidades, essas milícias passaram a empregar a estrutura do estado como base para suas ocupações. Segundo o comandante do Bope, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, a expansão desses grupos só é possível com apoio da população local e a participação informal de parcela das unidades policiais dessas regiões.
Identifique, justificando, a Escola que representa a ideia expressada no texto e, analise a pertinência desta forma peculiar de produção normativa tendo como ponto de vista as populações afetadas. Resposta objetivamente justificada. 
Resposta: A ideia expressada no texto é representada pela Escola Pluralista, que diz que o Direito não é oriundo apenas do Estado.
Para os pluralistas o Direito nasce tanto do Estado quanto da Sociedade, seja pelos costumes, seja pelas regras criadas por organizações sindicais, seja pela “justiça do tráfico”, enfim, existem diversas outras fontes de Direitos, diversas outras fontes de normas jurídicas. O que se pode concluir da visão pluralista é que o Estado cria sim o Direito, mas não é a sua única fonte, uma vez que existem, dentro de uma mesma sociedade, diversos Direitos, diversas normas jurídicas de diferentes fontes; esses diversos Direitos são paralelos uns aos outros, ou seja, o indivíduo da favela, por exemplo, está submetido tanto ao Direito positivado pelo Estado quanto à “justiça do tráfico”. 
 
2- Do ponto de vista sociológico, não se discute mais a existência de copioso material que pode ser classificado como "normas jurídicas" e que não provém dos órgãos estatais cuja função seja a edição de leis. O Direito que emana das associações, criando obrigações e deveres intragrupais, é disso um exemplo marcante. Outro é o conjunto de regras das organizações sindicais, paralelas às normas estatais, e que, como outras regras de Direito, não oriundas dos órgãos do Estado, possuem, por vezes, força coativa superior às que o são e prevalecem em casos de conflito. (F.A. de Miranda Rosa - Sociologia do Direito. Ed. Jorge Zahar) 
No que diz respeito ao grupo social que deve estabelecer as normas de Direito, o texto reflete o pensamento 
a) da Escola Monista 
b) da Escola Pluralista
c) da Escola da Magistratura 
d) da Escola Natural 
Resposta: Letra b, “da Escola Pluralista”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?