Logo Passei Direto
Buscar
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NEURO II
CEREBELO
1
O cerebelo é a segunda maior parte do encéfalo, ocupa as faces inferior e posterior da cavidade craniana.
O cerebelo responde por aproximadamente um décimo da massa do encéfalo, o cerebelo está posterior ao bulbo e à ponte, inferior à parte posterior do cérebro.
2
3
O cerebelo apresenta dois hemisférios e uma região mediana chamada de verme.
Cada hemisfério é dividido em lobos por fissuras profundas. O lobo anterior e o lobo posterior controlam os aspectos subconscientes dos movimentos dos músculos esqueléticos.
O lobo flóculo-nodular, na face inferior, contribui para o equilíbrio e a estabilização.
4
5
A camada superficial do cerebelo, chamada córtex do cerebelo, é formada por substância cinzenta em uma série de cristas paralelas e finas, chamadas de folhas.
Abaixo da substância cinzenta estão os tratos da substância branca, chamados de árvore da vida, que se assemelham aos ramos de uma árvore.
6
Dentro da substância branca, estão os núcleos do cerebelo, regiões de substância cinzenta que dão origem aos axônios que conduzem impulsos eferentes do cerebelo para outros centros do encéfalo e para a medula espinal. 
Os núcleos de cerebelo são 4:
Globoso;
Fastigial;
Emboliforme:
Denteado.
7
8
Três pares de pedúnculos cerebelares fixam o cerebelo ao tronco encefálico.
Esses feixes de substância branca consistem em axônios que conduzem impulsos entre o cerebelo e outras partes do encéfalo.
9
Os pedúnculos cerebelares inferiores conduzem informação sensitiva, do aparelho vestibular da orelha interna e dos proprioceptores espalhados por todo o corpo para o cerebelo.
Os pedúnculos cerebelares médios são os maiores , seus axônios conduzem comandos para os movimentos voluntários, estes estímulos atravessam os núcleos pontinos e terminam no cerebelo 
10
Uma função importante do cerebelo é a de avaliar se os movimentos iniciados pelas áreas motoras do cerebelo estão de fato sendo bem executados.
Além de coordenar os movimentos de precisão, o cerebelo é a principal região do encéfalo que regula a postura e o equilíbrio, esses aspectos da função do cerebelo tornam possível chutar uma bola ou dançar.
11
A presença de conexões recíprocas entre o cerebelo e as áreas de associação do córtex cerebral sugere que o cerebelo também pode ter funções não motoras, como a cognição (aquisição de conhecimento) e o processamento da linguagem.
12
Algum dano ao cerebelo, por meio de um trauma ou doença, desorganização a coordenação muscular, uma condição chamada de ataxia (a= negação etaksis = ordem).
Pessoas vendadas, sofrendo de ataxia, não conseguem tocar a ponta do nariz com o dedo, porque não conseguem coordenar o movimento com a percepção de localização da parte do corpo.
13
Um outro sinal de ataxia é a alteração do padrão de fala em razão da descoordenação dos músculos da fala.
Lesão cerebelar também pode resultar em movimentos anormais ou cambaleantes na marcha.
Pessoas que consomem muita bebida alcoólica apresentam sinais de ataxia porque o álcool inibe a atividade do cerebelo.
14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?