Logo Passei Direto
Buscar
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Prova de Direito Financeiro e Tributário I
1ª Questão (máximo de 25 linhas):
	Qual a natureza jurídica do orçamento?
2ª Questão (máximo de 20 linhas):
	Comente a seguinte afirmativa, justificando a sua resposta:
“O tributo poderia ser considerado sanção de ato ilícito, nos termos do art. 113, parágrafo 1º do Código Tributário Nacional, uma vez que a penalidade pecuniária á, ao lado do pagamento do tributo, objeto da obrigação principal”.
3ª Questão (máximo de 30 linhas):
	O Município de Itaipu do Sul instituiu, através da Lei no 99999 de 01.05.2003, o denominado “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Circulantes no Município”, cujo fato gerador, nos termos do art.1º da referida Lei era a propriedade de veículos automotores pelos moradores do Município.
	O art.2º da Lei no. 99999, por sua vez, autorizou a cobrança deste imposto sobre todos os proprietários de veículos automotores a partir de 01.12.2003, ressalvando, todavia, que o tributo poderia ser cobrado também a partir de 01.01.2003 dos proprietários de veículos que apresentassem débitos de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e ISS (Imposto Sobre Serviços) para com o Município.
	Finalmente, em seu art. 3º, a Lei estipulou que o ISS cobrado pelo Município seria reduzido de 02% (dois por cento) para 01% (um por cento) a partir de 01.01.2004.
	Tendo dúvidas quanto aos termos da citada Lei 99999, contribuinte formula a V.Sa., renomado (a) advogado (a) da cidade de Itaipu do Sul, consulta para saber se deve observá-la. Justifique a resposta, fundamentando-a.