O juiz pode condenar um acusado apenas motivado por indicios, sem nenhuma prova?
Paulo Oliveira
12 years ago
Indícios são as circunstâncias conhecidas e provadas, que tendo relação com o fato, autorizam, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias, com fulcro no artigo 239 do CPP. São equivalentes a qualquer outro meio de prova, pois a certeza pode deles provir. "Para que embasem condenação, porém, exige-se que se mostrem encadeados entre si e unívocos." Rogerio Greco
Ivan Mateus S. Freitas
12 years ago
O juíz pode sim ater-se às Provas Indiciárias, que conforme jurisprudência e o previsto no Art. 239 do CPP, as provas indiciárias, desde que, não havendo provas em contrário, deverão ser admitidas com força de prova objetiva. Devemos nos ater que, a admissão de provas indiciárias é muito sensível no que tange aos preceitos de justiça, portanto, a admissão de provas indiciárias deve ser um passo muito cauteloso por parte do juiz, que na impossibilidade de obtenção de outras provas objetivas e concretas, deverá se ater às provas indiciárias desde que essas estejam harmoniosas e provadas, havendo relação entre si e com o fato em si, e capazes de atingir o convencimento absoluto do juiz. Cite-se:
"Na prova indiciária, mais do que em qualquer outra, intervêm a inteligência e a
lógica do juiz. A prova indiciária pressupõe um facto, demonstrado através de uma
prova directa, ao qual se associa uma regra da ciência, uma máxima da experiência ou
uma regra de sentido comum. Este facto indiciante permite a elaboração de um factoconsequência em virtude de uma ligação racional e lógica (v.g., a prova directa –
impressão digital – colocada no objecto furtado permite presumir que o seu autor está
relacionado com o furto; da mesma forma, o sémen do suspeito na vítima de violação)." CABRAL, José António Henriques dos Santos. Prova indiciária e as novas formas de criminalidade. n.p. Coimbra, 2011.
Assim, as provas indiciárias são parte do livre convencimento do juiz, devendo haver análise plausível quanto à sua origem, mas comprovadas suas relações com o crime, nada impede de serem admitidas como provas e sustentarem uma condenação.
Espero ter ajudado.
Referências e Fontes:
http://www.stj.pt/ficheiros/estudos/provaindiciarianovasformascriminalidade.pdf
http://www.dji.com.br/codigos/1941_dl_003689_cpp/cpp239.htm
http://trf-2.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/23481478/acr-apelacao-criminal-apr-200951018009300-trf2
Vinicius Gomes
12 years ago
O juiz não pode basear sua condenação apenas em indicios, deve utilizar provas que comprove a materialidade e da autoria do fato (produzidas durante a fase judicial do processo). Pode, o juiz, utilizar os indicios, bem como elementos informativos da fase administrativa da persecução penal como elemento secundarios da contenação.