Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da contratualização de resultados, pela Administração Pública, é correto afirmar:
a) segundo alguns doutrinadores do Direito Administrativo, o Contrato de Gestão não seria o termo adequado para a pactuação entre órgãos da Administração direta.
b) contratualização, normalmente, é realizada com a Administração indireta ou com entidades privadas. Mas o erro da questão não é esse. O foco não é reduzir as amarras. Isso é um meio, não um fim. O fim/objetivo é a melhoria do serviço público, por meio do estabelecimento de metas que serão acompanhadas pelos indicadores de desempenho, para o alcance dos resultados.
c) OSCIPs firmam termos de parceria. Prescinde significa não depende, outro erro da questão. Qualquer contratualização requer indicadores de desempenho;
d) nada disso. Contratualização não se resume a um processo de terceirização. Contratualização é um instrumento que objetiva garantir o alcance de resultados. O Plano Diretor, de 1995, objetivou implantar a Administração Pública gerencial (com ideias mais modernas, oriundas da Administração Privada) no Brasil, deixando no passado a Administração Pública burocrática;
e) Termos de Parceria são firmados com as OSCIPs.
User badge image

Enviado por Douglas Rolim há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 8 meses

Analisando as afirmativas apresentadas: a) Segundo alguns doutrinadores do Direito Administrativo, o Contrato de Gestão não seria o termo adequado para a pactuação entre órgãos da Administração direta - Esta afirmação está incorreta, pois o Contrato de Gestão é sim um instrumento utilizado para a contratualização de resultados entre órgãos da Administração direta. b) Contratualização, normalmente, é realizada com a Administração indireta ou com entidades privadas. Mas o erro da questão não é esse. O foco não é reduzir as amarras. Isso é um meio, não um fim. O fim/objetivo é a melhoria do serviço público, por meio do estabelecimento de metas que serão acompanhadas pelos indicadores de desempenho, para o alcance dos resultados - Esta afirmativa destaca a importância da contratualização de resultados para a melhoria do serviço público, estando correta em relação ao objetivo final. c) OSCIPs firmam termos de parceria. Prescinde significa não depende, outro erro da questão. Qualquer contratualização requer indicadores de desempenho - Esta afirmativa ressalta a necessidade de indicadores de desempenho em qualquer processo de contratualização, estando correta nesse aspecto. d) Contratualização não se resume a um processo de terceirização. Contratualização é um instrumento que objetiva garantir o alcance de resultados. O Plano Diretor, de 1995, objetivou implantar a Administração Pública gerencial (com ideias mais modernas, oriundas da Administração Privada) no Brasil, deixando no passado a Administração Pública burocrática - Esta afirmativa destaca a importância da contratualização como instrumento para garantir o alcance de resultados e a modernização da Administração Pública, estando correta. e) Termos de Parceria são firmados com as OSCIPs - Esta afirmativa está correta, pois os Termos de Parceria são instrumentos utilizados para firmar parcerias com Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). Portanto, a alternativa correta é a letra d) nada disso. Contratualização não se resume a um processo de terceirização. Contratualização é um instrumento que objetiva garantir o alcance de resultados. O Plano Diretor, de 1995, objetivou implantar a Administração Pública gerencial (com ideias mais modernas, oriundas da Administração Privada) no Brasil, deixando no passado a Administração Pública burocrática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Question Icon

Embora sejam espécies do mesmo gênero, a Administração Pública e a Administração Privada possuem peculiaridades específicas. Por isso mesmo, quando contrapostas, convergências e divergências se revelam. Nesse contexto, é correto afirmar:
a) o fato de pagar impostos habilita o contribuinte a demandar, da Administração Pública, tratamento idêntico ao de quando realiza uma transação comercial junto à iniciativa privada.
b) a cooperação entre o setor público e o setor privado é dispensável, haja vista ser mais interessante que este último se dedique, tão somente, ao aperfeiçoamento da produção de bens e da oferta de serviços.
c) por ser possível ao Estado financiar-se de maneira ilimitada, quer pela emissão de moeda quer pelo aumento de tributação, o planejamento financeiro na Administração Pública é pouco relevante.
d) o controle dos cidadãos sobre as ações legais dos burocratas é indireto e se dá quando, pelo voto, avaliam o desempenho da burocracia ao estabelecer quais políticos devem ser eleitos ou reeleitos.
e) diferentemente do que ocorre na gestão pública, a boa prática recomenda ao administrador privado sentir-se livre para decidir sem considerar as demandas de quaisquer grupos de interesse.
a) Mercado e setor público possuem diferentes relações entre clientes/cidadão e empresa/órgão público;
b) essa cooperação é essencial;
c) planejamento financeiro é fundamental. Estamos vendo a deterioração das contas públicas não é à toa;
d) essa é a nossa resposta;
e) as demandas precisam ser consideradas, já que o lucro advém das vendas e a comercialização depende de haver clientes interessados.