Como saber se a vértebra é da Região Cervical, Torácica, Lombar, Sacral ou Coccígea.
Juliana Araújo
há 12 anos
Normalmente existem 33 vértebras no ser humano, incluindo as cinco que se encontram fundidas e formam o sacro , e as quatro coccígeas. As três regiões superiores compreendem as restantes 24 vértebras e são agrupadas em: cervicais (7 vértebras), torácicas (12 vértebras) e lombares (5 vértebras), de acordo com a zona em que se encontram.
As cervicais c1 a c7:
As torácicas:
São 12, possuindo corpo reforçado e fazendo articulação com as costelas.
As vértebras possuem:
As vértebras lombares
São 5, maiores por sustentarem maior pressão e peso do corpo. De todas é a que possui o corpo mais volumoso e seu Processo Espinhoso é reto e curto.
Vértebras sacrais:
São 5, com tamanho decrescente. Durante a infância, são independentes, mas na idade adulta apresentam-se fundidas, formando o Osso Sacro.
Entre as vértebras fundidas não existem Discos Intervertebrais (o último disco fica entre o Sacro e o Cóccix). Tem formato triangular de ápice inferior
Vértebras coccigianas:
Formado pela fusão de 4 vértebras. Articula-se com o sacro através de em disco intervertebral.
Juninho Ltdo
há 12 anos
Gabriela Eiras
há 12 anos
Para vc saber se uma vértebra é cervical, deverá olhar que ela terá os forames transversários e as duas primeiras vértebras cervicais não terá processo espinhoso. Nas vértebras toráxicas terá o processo espinhoso bem pontiagudo, terá as fóveas costais (onde as costelas serão encaixadas) e o corpo vertebral será pequeno. Nas vértebras lombares terá o processo espinhoso arredondado e o corpo vertebral será grande. No sacro será uma peça única que terá quatro forames sacrais, o que caracteriza é que nessa região são cinco vértebras fundida (formando uma peça única). No cóccix será os três ossos que muitas vezes estará junto com o sacro, mas eles estarão na parte inferior do sacro.