Qual a importância do Direito Romano em nossa sociedade?
Paulo Oliveira
há 12 anos
Complementando, O Direito Romano junto com o Direito Canônico, ajudaram na formação das ordenações afonsinas em 1446. Elas foram uma coletânea de leis promulgadas como primeira compilação oficial do século XV, durante o reinado de D. Afonso V. Sofreram influência do direito Romano e do direito Canônico, sem o principio “nulla poena nullum crimen sinelege”, dispositivos enumerativos. A norma editada seguia a estrutura dos Decretais de Gregório IX, dividido em cinco livros que continha títulos e parágrafos. O I foi a Ordem Constitucional, o II Direito Comercial, o III Direito Processual, o IV direito Civil e o V Direito Penal.
Rafael Dias
há 12 anos
è inegável a influência que desempenhou o direito Romano no contemporâneo jurídico de diversos países.dele teve origem o O sistema romano-germânico, sistema jurídico mais utilizado do mundo, exceto em países do oriente médio e metade da África, tendo como características a codificação das leis. ( hoje temos os códigos civil, penal... graças as influencias do direito romano) Quem já não ouviu falar das reformas justianas (império romano oriental) tão importantes para a história do direito.
Romano versus Anglo-saxão
Os principais sistemas jurídicos vigentes hoje no mundo são o Sistema romano-germânico e o Sistema anglo-saxão, e eles contrastam historicamente pela permanência da tradição oral do segundo, e pelo imperativo da escrita no primeiro. Resquício prático destas tradições, hoje ambas predominantemente escritas, é a importância do "caso precedente", ou seja, o processo que dá origem a novas regras. No sistema anglo-saxão julgamentos locais e específicos (casos "inéditos") costumam dar origem a novas regras, ao passo que no sistema sistema romano-germânico existem competências distintas e mais rígidas entre o julgar (Poder Judiciário) e o legislar (Poder Legislativo).
Nos dias de hoje, o direito romano não é aplicado em nenhuma jurisdição, embora os sistemas jurídicos de alguns países como a África do Sul e São Marinho, ainda sejam baseados no antigo ius commune. Muitas regras derivadas do direito romano ainda se aplicam às ordens jurídicas de diversos países, que o incorporaram de um modo mais sistemático e expresso em suas línguas nacionais.
MARLENE SANTOS
há 12 anos
O Direito Romano, de fundamental importância, inspirou os sistemas jurídicos até os dias atuais na medida em que embasou todo o ordenamento jurídico existente. Representa os princípios, as bases, as proposições anteriores que subsidiam e despertam interesses de vários estudiosos, até constituir, hoje, normas e ordenamentos jurídicos. Como bem explicitado nas palavras de Maria Sylvia Zanella di Pietro "Princípios de uma ciência são as proposições básicas, fundamentais, típicas que condicionam as estruturas subsequentes"; constata-se, pois, que foi origem para a formação da estrutura vigente.