No ambito jurídico.
Romário Silva
há 12 anos
Em penal, seria uma circunstância de caráter pessoal que pode influenciar na pena, ou que não se comunica com os demais, exemplo, filho que rouba pai não responde por por roubo, mas o amigo que robou junto com o filho responde. Acho que é isso!
Paulo Oliveira
há 12 anos
Essa pergunta eu poderia fazer umas 10 laudas só para responder, mas vou tentar ser sucinto ao máximo.
Exceção pode em regra significar algo que não se enquadra com uma regra geral. Para o processo civil é matéria de defesa que o réu deve alegar em uma peça distinta na contestação. Existem três tipos de exceção: incompetência relativa, suspeição ou impedimento do juiz.
A palavra exceção, por sua vez, também tem 3 sentidos:
- Constitucional
Em sentido constitucional, a palavra exceção significa “direito de defesa” (garantia constitucional).
- Processual
Em sentido processual, a palavra exceção significa “defesa”. Qualquer defesa concretamente formula em juízo é uma exceção em sentido processual.
- Material
A acepção material da palavra exceção serve para designar um tipo de direito material (situação jurídica ativa) exercitado pelo réu como defesa a uma demanda que lhe foi dirigida. Esta acepção material da palavra exceção é o que os livros costumam chamar de “exceção substancial” (é um direito exercitado como defesa, como reação a uma demanda que lhe foi pedida).
A exceção substancial pressupõe que o autor tenha um direito, que será aniquilado por ela.
Exemplos de exceção substancial: 1º) Exceção de contrato não cumprido (o réu tem o direito de não cumprir a sua prestação até que o autor cumpra a dele); 2º) Direito de retenção (réu não devolve a coisa até que o autor pague o que deve); 3º) Prescrição (é o direito que tem o devedor de não pagar a dívida em razão do decurso do tempo). São exemplos indiscutíveis.
EXCEÇÃO PESSOAL:
É aquela que diz respeito a um ou alguns dos credores solidários, ou seja, aquela que só pode ser oponível a determinado credor. Essas Exceções dizem respeito a fatos inerentes à pessoa de determinado credor e não aos demais credores solidários.
Exemplo:
• A argüição de anulabilidade (nulidade relativa), como os vícios do consentimento;
• A remissão parcial por um dos credores;
• O benefício de termo concedido por um dos credores solidários.
(...) Assim, alguém deve a Tício e a Frederico, contratualmente co-credores solidários. Se o devedor tiver defesa contra Frederico alegando, por exemplo, que a obrigação perante este foi obtida por meio de coação, não poderá, ao argumento de solidária a obrigação, estender a tese para alcançar Tício, contra quem nenhum defeito pesa.
OBS: o art. 273 CC (1*) limita a possibilidade de o devedor, na solidariedade ativa, opor Exceções Pessoais. Realmente, ele só pode opor as Exceções pessoais ao credor que a ele disser respeito, não aos demais. Desse modo, se o devedor obteve de um dos credores a remissão da cota deste na obrigação, não poderá opor essa Exceção Pessoal aos demais credores solidários, que poderão demandar a cobrança abatido o valor perdoado. Da mesma maneira, não poderá opor a um dos credores o benefício de termo concedido exclusivamente por outro credor solidário.
(1*) – Art. 273 CC: A um dos credores solidários não pode o devedor opor as exceções pessoais oponíveis aos outros.
EXCEÇÃO COMUM:
É aquela que diz respeito a todos os credores, ou seja, a defesa que influenciará o direito de todos os credores e, como conseqüência, pode ser oposta em face de todos.
Exemplo:
• A argüição de nulidade (nulidade absoluta);
• O falso motivo da hipótese do art.140 CC, se disser respeito a todos os credores;
• O benefício de termo quando concedido por todos os credores;
• O benefício à exceção de contrato não cumprido nos contratos bilaterais (art. 476CC);
• A prova do pagamento, ainda que efetuado por terceiro;
• A dação em pagamento se cobriu toda a prestação devida;
• O pagamento por consignação;
• A perda da coisa (desaparecimento total) sem culpa do devedor;
• A remissão total da dívida;
• A prescrição.
Boa Sorte!
Estudante PD
há 12 anos
É um assumto complexo e extenço, ajudaram em muito. Muito obrigado.
Agora é entender. :)