A emancipação serve apenas no espaço civil do direito? e no penal ?
Paulo Oliveira
há 12 anos
Primeiramente, temos que falar sobre a capacidade civil. A capacidade civil poderá ser Capacidade de Direito ou de Gozo e Capacidade de Fato. A capacidade de gozo Consiste na capacidade de contrair direitos; todos os indivíduos possuem tal capacidade visto que de acordo com o. Art. 1º C.C. “ Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.” Esta, também pode ser chamada de capacidade de gozo ou de aquisição. A capacidade de direito surge com o nascimento e termina com a morte. A capacidade de Fato é a aptidão para praticar pessoalmente os atos da vida civil, ou seja, é a possibilidade de praticar atos com efeito jurídico, adquirindo, modificando ou extinguindo relações jurídicas.
Agora, diante o exposto, podemo responder que uma pessoa emancipada está habita a exercer todos os direitos relativos a capacidade de fato, ou como vc disse na pergunta "exercer todos os direitos de uma pessoa maior". Porque toda pessoa tem faculdade de adquirir direitos, mas nem toda pessoa tem o poder de usá-los pessoalmente e transmiti-los a outrem por ato de vontade. E quando ela se emancipa ocorre o que chamamos de antecipação da capacidade civil de fato. É uma oportunidade que temos devido ao nosso legislador ter criado esta regra. Simplesmente por isso. Mas também não é simples assim, deve-se seguir esse procedimento:
OBRIGATORIEDADE DE REGISTRO DA EMANCIPAÇÃO: Quando a emancipação é concedida pelos pais ou por um deles na falta do outro ou judicialmente, só produz efeito depois de registrada.
PERÍODO EM QUE A EMANCIPAÇÃO PODE SER CONCEDIDA: A emancipação pode ser concedida entre 16 e 18 anos.
CARTÓRIO ONDE DEVE SER REGISTRADA A EMANCIPAÇÃO: No Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais do 1º Subdistrito da Sede da Comarca do domicilio do (a) emancipado (a).
"E no penal?" O Código Penal, o Código de Processo Penal, e o Estatuto da Criança e Adolescente não permitem que um menor, mesmo que emancipado, responda criminalmente por seus atos, uma vez que é inimputável.
Se gostou da resposta clique na seta para cima, porque isso ajuda a valorizar esse esforço solidário!
Boa Sorte!
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ademir Costa
há 12 anos
Não, porque com a emancipação, a pessoa respondera por alguns atos civil.
Já na esfera penal não respondera , pois, mesmo emncipado a pessoa continua sendo menor de idade.
Jackeline Sampaio
há 12 anos
Não, uma pessoa emancipada poderá exercer SOMENTE os direitos CIVIS de uma pessoa "maior de idade", no entanto na esfera Penal, ela será apoiada pelo ECA, por não ter idade para responder por crimes que vier a cometer ( afinal, criança e adolescente não cometem crime, mas sim ato infracional).