Essa questão relaciona o Direito e a participação da população em seu desenvolvimento.
Brenda Caramês
há 12 anos
Primeiramente, indico a leitura do livro o que é direito do Lyra Filho e a obra Prof. Alexandre Bernardino. Noticias do direito brasileiro. Brasília: UNB
A obra direito achado na rua é caracterizar uma concepção de Direito que emerge, transformadora, dos espaços públicos – a rua – onde se dá a formação de sociabilidades reinventadas que permitem abrir a consciência de novos sujeitos para uma cultura de cidadania e de participação democrática.
O Direito Achado na Rua é um movimento que se iniciou na década de 80 em Brasília e hoje é uma linha de pesquisa que investiga os fenômenos sociais e forma profissionais considerando que o contexto histórico e social da construção do direito. “O direito se constrói não somente a partir dos tribunais, não somente a partir do legislativo, mas sobretudo ele tem sua origem e sua efetividade na rua, ou seja, na esfera pública, no espaço público, que gera pressão para as instituições produzirem direito em texto – ou seja: a lei – e pratica direito no seu dia a dia. Se não houver olhar para isso, acabamos desconsiderando a parcela mais importante da esfera jurídica”, explica o Prof. Alexandre Bernardino.
O Direito Achado na Rua é inspirado na metáfora de que a rua é o espaço público onde o povo se encontra, onde a diversidade e o pluralismo é expresso.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade