Sabe-se que a Antropologia enquanto ciência surge apenas no século XVIII, impulsionada por grandes mudanças sociais, bemc omo sabe-se que muito antes dessa época já se observava o outro de forma mais investigativa, pautando-se na curiosidade às diferenças entre os homens (língua, costumes, pensamento, etc), porém ainda tomando por base nossos próprios padrões de "normalidade" (etnocentrismo).
Desse modo, como as mudanças sociais e intelectuais do período do renascimento influenciaram uma formação da Antropologia como a conhecemos hoje?
Silvio M. Duarte
há 12 anos
Vsa. Exc. creio na prolífera proposta de vos arrebatar o crivo contemplativo e racional à História da Antropologia de Thomas Hylland Eriksen. Nessa obra o autor enxuga vários anos, e por tão breve resumo - justificado na pequenez quantidade de laudas -, escreve:
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Silvio M. Duarte
há 12 anos
O_O.... foi a metade da resposta.... EGUAAAA nããão... pqp... estou encaralhado agora
não creio nisso...
escrevi bem um livro agora... DDDDD: affe
Silvio M. Duarte
há 12 anos
Vou completar:
Recorro ao filho do renascimento, o ilunimismo. Pois analisar o fruto nos faz entender a essência da árvore, então, baseando-me nessa premissa, insiro dois fragmentos da pag.19 do livro citado.
"O século XVIII testemunhou um florescimento da ciência e da filosofia na Europa. [...] Crenças religiosas tradicionais eram denunciadas cada vez mais como supertições - obstáculos no caminho para uma sociedade melhor, governada pela razão."
A transição do pensamento teocentrico ao antropocentrico transmite a compreensão do homem como medida de todas as coisas. Tudo isso foi projeto não intencional do humanismo, que floresceu na renascença.
Espero que Vsa. Exc. tenha tido deleite com minhas respostas.