Logo Passei Direto
Buscar

Ação Penal

O que caracteriza a Ação Penal Pública condicionada e incondicionada?requisitos para a sua existência?

User badge image

Enviado por Felipe de Medeiros Silva há 12 anos

Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

há 12 anos

Os crimes de ação penal pública não são mencionados no Código Penal: todos os crimes que não possuem menção a representação dizem respeito à ação penal pública e é o Ministério Público o detentor do poder de movê-la e a polícia pode efetuar quaisquer diligências necessárias para apuração da autoria e da materialidade.

 

Os crimes de ação penal pública condicionada, por sua vez, são condicionadas à manifestação da vítima, através da representação, feita, normalmente, no momento da denúncia do crime perante a autoridade policial. A representação é condição de procedibilidade para que a Ação Penal Condicionada tome seu curso, movida pelo Ministério público após o fim do inquérito. O exemplo clássico é o crime de estupro (art. 213 c/c 225, CP).

Requisitos:

Interesse de agir (jus puniendi);

Legitimidade das partes;

Possibilidade Jurídica do Pedido (houver cominação legal para o pedido expresso na denúncia);

Justa Causa (se há razão para o réu ser punido e ação movida, se não há incidência de excludente de tipicidade, culpabilidade ou antijuridicidade, ou seja, se os fatos narrados na denúncia são um fato típico, ilícito e culpável, e se há indícios de autoria que imputem o crime ao réu e de materialidade, que comprovem que o crime de fato existiu).

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Marcos Vinicius

há 12 anos

O art.24 do Código Processual Penal, preceitua:

" Art. 24.  Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo."

Quando a ação penal for promovida pelo Ministério Público sem que haja necessidade de manifestação de vontade da vítima ou de outra pessoa, a ação pena; é Incondicionada; quando, entretanto, por lei o Órgão Ministerial depende da representação da vítima ou da requisição o Ministro da Justiça para a interposição da ação, esta é classificada como Ação Penal Pública Condicionada.

Caracteriza-se assim a ação penal pública incondicionada por ser a promovida pelo Ministério Público sem que esta iniciativa dependa ou se subordine a nenhuma condição, tais como as que a lei prevê para os casos de ação penal pública condicionada, tais como representação do ofendido e requisição do ministro da Justiça.

Na ação penal incondicionada, desde que provado um crime, tornando verossímil a acusação, o órgão do Ministério Público deverá promover a ação penal, sendo irrelevante a oposição por parte da vítima ou de qualquer outra pessoa. É a regra geral na moderna sistemática processual penal.

 

Fonte: Âmbito Jurídico

Ação Penal Pública Condicionada e Incondicionada, Karla Karênina Andrade Carlos Cavalcante

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!