Boa noite! queria saber o mecanismo das bombas de sódio e potássio em relação com a geração de potencial de ação
Thais PS
há 11 anos
POTENCIAL DE AÇÃO: ocorre em 3 fases (despolarização, repolarização e repouso)
1) Despolarização: ocorre um aumento da permeabilidade da membrana aos íons sódio, e com isso uma grande quantidade de sódio consegue atravessar a membrana por meio de um processo de difusão simples, e a quantia de sódio que entra é maior que a quantia de potássio que sai. Isso fará com que a célula apresente mais cargas positivas no seu interior e mais cargas negativas no seu exterior. Nesse momento o potencial de membrana passa a ser positivo.
2) Repolarização: a permeabilidade da membrana ao sódio diminui, enquanto que a permeabilidade ao potássio aumenta. Com isso vai ocorrer um influxo de potássio para dentro da célula, e o sódio que estava em grande quantidade dentro da célula vai ser transportado para fora dela com auxílio da bomba de sódio e potássio. O potencial da membrana volta a ser negativo.
3) Repouso: a permeabilidade ao potássio diminui. Caracterizada pelo retorno às condições normais de repouso existentes na membrana antes de ocorrer o processo de despolarização.
BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO: É um tipo de transporte ativo, que ocorre com gasto de energia e vai contra um gradiente de concentração. O sódio flui do interior da célula para o exterior dela, já o potássio flui do meio exterior para o meio interior. Para que o potássio seja transportado novamente para o citoplasma celular e o sódio para o meio externo, as células ativam proteínas constituintes da membrana citoplasmática, que funcionam como bombas de íons e, regulam a passagem desses elementos através da membrana citoplasmática.