Logo Passei Direto
Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO de CIÊNCIAS da SAÚDE (CCS)/ INSTITUTO de CIÊNCIAS BIOMÉDICAS (ICB)
PROGRAMA de BIOLOGIA CELULAR e do DESENVOLVIMENTO
DSICIPLINA: EMBRIOLOGIA / Profa. Responsável: Maria do Carmo 
GABARITO / RESPOSTAS
SEGUNDO EXERCÍCIO: EM 12 DE SETEMBRO DE 2011
LEIA COM ATENÇÃO OS TEXTOS ABAIXO
“Letícia tem 28 anos, está casada há dois anos. O casal deseja ter filhos e portanto, procuraram orientação médica sobre quais os exames que deveriam realizar, para ver se tem condições para programação de uma gravidez. 
O casal também adotou outra atitude, não iriam utilizar qualquer Método de Contracepção.
Pelo exame de Ultrassonografia Transvaginal, foi observado, no Ovário Direito de Letícia, micropolicistos. E Letícia informou que o seu intervalo de tempo entre uma menstruação e outra é de 23 dias.”
“Neide e Joaquim formam um casal que desejam muito ter um bebê, portanto, procuraram então orientação médica sobre quais os exames que deveriam realizar, para ver se tem condições para programação de uma gravidez. 
O casal informou que utiliza a Camisa de Vênus como método preventivo e de contracepção.
Pelo exame de Ultrassonografia Transvaginal, foi observado no Ovário Direito de Neide, um grande cisto vesiculoso. Sendo indagada sobre a regularidade de seus períodos menstruais, Neide afirmou que são muito irregulares, sendo o intervalo de tempo entre a vinda da menstruação de 45 dias ou até de 60 dias, o que muitas vezes ela confundiu com estando grávida”.
RESPOSTAS
Quais os exames que são pedidos aos casais que desejam ter filhos?
: Espermograma, Exame de Sangue (dosagem hormonal), Sorologia para Hepatite, Sorologia para Síflis, Sorologia para HIV, Tipagem Sanguìnea e Pesquisa do Fator Rh
 Ultrasonografia Transvaginal, Preventivo (Papanicolau), Exame de sangue (dosagem hormonal), Exame de Sangue (dosagem hormonal), Sorologia para Hepatite, Sorologia para Síflis, Sorologia para HIV, Tipagem Sanguìnea e Pesquisa do Fator Rh,Sorologia para Rubéola e para Toxoplasmose, glicemia.
_______________________________________________________________
Qual a diferença entre Micropolicisto e Cisto Vesiculoso?
- Micropolicístos: Folículos Ovarianos Ativados mas que não Iniciaram a sua Maturação e que não sofreram atreseia e sofreram o incistamento.
- Cisto Vesiculoso: ) Folículo de Graaf = Foliculo Ovariano maduro, que não conseguiu ovular e que sofreu incistamento.
Como você explica a irregularidade dos intervalos para a menstruação na segunda paciente, a Neide?
Resp: A presença do cisto vesiculoso, que continua a produzir os hormônios sexuais. 
Explicação: os hormônios sexuais fazem controle negativo (Feed-back negativo), nas células epiteiais basofilas da Adenohipófise, de forma que ocorrerá a diminuição da síntese e da secreção dos hormônios ativadores dos ovários: FSH e LH, desta forma não ocorrerá novo ciclo ovariano, enquanto este tipo de cisto estiver presente no ovário.
Qual das duas pacientes: Leticia ou Neide, tem a possibilidade de estar fazendo uma esterilidade temporária (Infertilidade)? Explique baseando-se nos níveis hormonais e no período do Ciclo Ovariano.
Resposta: Tanto Neide quanto Letícia, desde que não façam tratamento, por motivos diferentes.
Neide devido a presença do Cisto Vesiculoso, pois tem-se a presença do cisto vesiculoso, que continua a produzir os hormônios sexuais. (ver Explicação na resposta do ítem c.
Letícia: esta paciente tem o ciclo ovariano em média 23 dias, quando a média é de 28 dias. No ciclo ovariano de 28 dias, tem-se a fase Pré-ovulatória ocorrendo no período de ± 13 dias antes da ovulação e a fase Pós-ovulatória ou Luteínica (Fse de atividade do Corpo Lúteo), no período de ± 13 dias após a ovulação.
Explicação: O ciclo ovariano de Letícia é de 23 dias, assim sendo, Letícia tem a Fase Pré-ovulatória durante 13 dias anteriores a ovulação e, ± 9 para o Período Pós-ovulatório, sendo portanto este período, do seu ciclo, menor do que deveria ser (±13 dias após a ovulação). A consequência será: o não estabelecimento do fenômeno da implantação, pois quando oconcepto estiver sendo direcionado à cavidade do útero, já está ocorrendo a menstruação, desta forma, Letícia mesmo tendo sido Fecundada, perderá o concepto.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?