Logo Passei Direto
Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
História da internet
História da Comunicação (RP e PP)
Profa. Dra. Ana Luiza Coiro Moraes
*
*
*
Antecedentes (história do computador)
1943 – Colossus, criado para quebrar códigos secretos alemães
1951 – Primeiro computador comercial
1954 – IBM 650 ( primeiro computador produzido em série), de tamanho médio. Gordon Teal, da Texas Instruments, descobre um meio de fabricar transistores de cristais isolados de silício a um custo baixo.
1965 – Primeiro minicompu-tador comercial
1975 - os estudantes William (Bill) Gates e Paul Allen
criam o primeiro 
software para microcomputador
Micropro-cessadores
*
*
*
Origens
No final dos anos 50, os EUA formaram uma instituição de investigação, a qual designaram por ARPA (Advanced Research Projec Agency). 
O objetivo desta instituição, parte integrante do Departamento de Defesa dos EUA, era a implantação de uma rede de comunicações, entre os locais mais críticos do sistema de defesa norte-americano. No caso de ataque nuclear, com a consequente destruição maciça de parte da rede, a comunicação deveria fluir sem problemas entre as regiões não afetadas.
Para isso, os dados, eram divididos em pacotes que seriam encaminhados, de forma instantânea, por uma das várias rotas que estivessem disponíveis. 
Esta rede experimental designou-se por ARPANET. Foi criada na década de 70 e em 1971 possuía 15 nós que interligavam cerca de 20 máquinas da ARPA.
*
*
*
As características da nova rede
Deveria ser uma rede descentralizada, ou seja, não deveria possuir qualquer comando ou comandos centralizados.
Todos os computadores (nós na rede) deveriam ter um estatuto idêntico, em termos de comunicações, ou seja , cada nó na rede deve poder enviar, receber informação ou ser apenas ponto de passagem desta.
As mensagens deveriam ser divididas em pacotes de informação, o qual deveria conter o endereço de destino e origem.
Estas continuam a ser algumas das características reconhecidas na Internet .
http://www.cruisenet.net/baxter/history.htm
*
*
*
O nome INTERNET
O nome INTERNET começou a ser usado apenas em 1973. Isto porque, no ano de 1972, tinha-se iniciado na ARPA a investigação do conceito "internetworking" forma de interligação de redes.
Nos anos de 1980 e 1981 misturam-se três universos distintos: militares, cientistas e universidades.
Esta mistura surge como consequência da criação de duas redes ligadas a instituições universitárias e científicas americanas: a BitNET (Universitária) e a CSNET (científica).
Em 1982, os protocolos usados nestas redes foram firmados num standard - o TCP-IP
 Em 1990, surge nos EUA o primeiro Internet Service Provider comercial, e a ARPANET deixa formalmente de existir.
*
*
*
Internet e www
Em 1991 Tim Berners-Lee do CERN, na Suíça, apresentou um novo sistema de informação baseado na Internet: World Wide Web.
Até então era possível via Internet, entrar em sessões com máquinas remotas, efetuar a troca de mensagens, transferir dados em tempo real, aceder a conferências eletrônicas;
a partir de 1991, com a entrada da WWW, torna-se possível criar servidores de informação, onde se incluem textos, imagens, multimídia, dotando-se o mundo da Internet dos meios necessários para a construção de uma verdadeira teia de informação.
A proposta da WWW envolvia a criação de um interface de utilizador capaz de ser consistente independentemente da plataforma onde viesse a ser corrido (Windows, UNIX, Macintosh, etc), permitindo o acesso à informação através de qualquer das plataformas. Envolvia igualmente um interface que possibilitava o acesso a uma variedade diferente de tipos de documentos e protocolos de informação.
*
*
*
A WWW (muitas vezes designada apenas por Web) não é uma rede por si só, como a Internet, mas uma série de programas de software. Estes programas podem ser usados em diferentes redes de computadores, ou usados em computadores que não façam parte de uma rede.  
A WWW pode ser definida como: informação de hipertexto e um sistema de comunicação que se tornou extremamente popular na Internet. Usa comunicações de dados que operam sob o modelo Cliente-Servidor
Um servidor WWW é um computador que responde a pedidos de informação usando como linguagem de comunicação o HTTP (Hyper text Transport Protocol). O Servidor responde enviando informação, por Http, num formato predefinido - o HTML (Hyper Text Markup Language Protocol).
*
*
*
Alguns conceitos
HTML - Conjunto de códigos de marcação através dos quais são formatados os textos das páginas da WWW. Permite introduzir, formatação de texto, incluir elementos multimídia (sons, imagens, sequências de vídeo, bem como estabelecer hiperlinks entre diferentes documentos, ou entre zonas distintas de um mesmo documento.
HTTP - designa o protocolo usado para a transferência de páginas HTML na WWW.
WWW - É uma rede virtual, dentro da internet constituida pelos servidores de documentos HTML, e pelos computadores clientes que acedem aos servidores, usando o protocolo HTTP.
Internet - Uma rede de dimensão planetária, que liga milhares de redes e computadores.
Assim, a WWW é um conjunto de milhões de páginas de informação, armazenadas em milhares de computadores ligados á Internet. 
*
*
*
“O mundo é uma aldeia global”
O tráfego WWW é o mais procurado, razão pela qual, grande parte das inovações tecnológicas, que têm sido introduzidas na rede, estejam ligadas à Web: O Java, JavaScript, Active X, VBScript, as transacções seguras, Shockwave, Flash 3, DreamWeaver.
A maioria destas tecnologias, apareceram entre 1995 e 1997, continuando a surgir novidades neste universo.
Em termos mundiais, podemos dizer que a Internet se espalha por quase todos os países, denotando-se uma fortíssima concentração de tecnologias Internet na Europa e EUA.
Não é exagero dizermos que a Internet está acessível em todos os países do mundo, transformando a Terra numa verdadeira "Aldeia Global“, como previu McLuhan.
*
*
*
Web 2.0
Web 2.0, Second Life, comunidades virtuais, avatares, software social, instant messenger são frequentemente tópicos de conversas e discussões, seja com entusiasmo, ou com receio e descrédito, sobretudo quando se levanta a questão do desenvolvimento socioafetivo das gerações que dominam já o uso destas ferramentas.
Nessa discussão, as opiniões dividem‑se entre aqueles que vêem esta configuração como um quebrar de barreiras físicas e culturais e aqueles que consideram que estamos perante uma superficialização das relações humanas e da relação com o mundo. 
*
*
*
No ciberespaço
Os navegantes têm a facilidade de se comunicar com os demais participantes de forma instantânea, transformando assim o ciberespaço em um espaço contextual comum de construção de novas formas de sociabilidade.
Neste espaço de convivências, constata-se que as pessoas frequente-mente iniciam relações, formam grupamentos, criam ligações fortes em proporções por vezes bastante significativas.
A particularidade deste espaço está centrada no fato de possibilitar ao navegante a exploração de novos aspectos existenciais, cognitivos e experienciais a partir de um ambiente desterritorializado.
Situado entre o real e o imaginário, o ciberespaço surge como um espaço alternativo, onde algumas referências modeladoras das interações face a face (p.ex., postura, gestos faciais, distância entre os interlocutores, tom de voz, etc.) não se mostram presentes e tampouco necessárias na composição destes vínculos sociais.
*
*
*
*
*
*
http://www.tecmundo.com.br/infografico/9847-a-historia-da-internet-pre-decada-de-60-ate-anos-80-infografico-.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?