Logo Passei Direto
Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO EDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERTIMENTAL
PROF: ARISTÊNIO MENDES
Relatório Nº 01
Título: Balança e Técnicas de Pesagens
Equipe Nº 06 
Ana Priscila Braga
Magna Brandao
Suyanne do Nascimento Almeida
INSTITUTO EDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERTIMENTAL
PROF: ARISTÊNIO MENDES
Relatório Nº 01
Título: Balança e Técnicas de Pesagens
Equipe Nº 06 (Ana Priscila Braga, Magna Brandao, Suyanne do Nascimento Almeida)
 Objetivos
Conhecer as vidrarias usadas para medir as soluções e substâncias químicas, distinguir as vidrarias de maior e menor precisão. Utilizar a balança analítica e saber em que situações ela é utilizada e os cuidados para o seu manuseio e por fim medir as soluções cuidadosamente, analisando o menisco do liquido na vidraria. 
 Fundamentos Teóricos
Nesta prática foram usadas várias vidrarias e equipamentos para técnicas de pesagens, medidas de temperatura, densidade e volumes de líquidos, para uma melhor compreensão e por que foram escolhidos tais equipamentos, abaixo segue os conceitos e sua utilidade no laboratório.
Para técnicas de pesagem foi utilizada a balança. A balança está entre os aparelhos mais importantes do laboratório, as mais conhecidas são: Balança analítica é uma balança com mais exatidão, Aparelho utilizado para efetuar pesagens de reagentes e substâncias com precisão de 4 à 5 casas após a vírgula, e a balança semi analítica aparelho utilizado para efetuar pesagens de reagentes e substâncias com precisão de 3 ou menos casas após a vírgula. Também podem ser usadas para analises qualitativas e em sua maioria são eletrônicas.
Para medidas de temperatura utilizamos o termômetro Equipamento utilizado para que se possa medir a temperatura de um fluido.
Para medir a densidade foi utilizada uma pipeta volumétrica Usada para medir, com precisão, um volume fixo de líquidos. E uma Pipetador ou Pêra de sucção Utilizado para auxiliar nos procedimentos de pipetagem. 
Outra vidraria comum em ambas as medições foram o béquer Usado para dissolver substâncias, preparar soluções, efetuar reações químicas. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.
 Parte Experimental
Procedimento Parte I
Primeiramente foi pesado em uma balança analítica uma amostra de NaCl (Cloreto de Sódio), para pesar esta substância primeiro foi colocado o vidro relógio seu peso é 36.3564, não havendo necessidade do peso do vidro de relógio, apertamos o botão Tara, que significa zerar a balança. Em seguida retiramos com uma espátula o NaCl e colocamos cuidadosamente no vidro de relógio até chegar aproximadamente o valor de 0,585g de NaCl. Os dados da tentativa foram anotados.
1º Pesagem: 0, 5868
2º Pesagem: 0, 5891 
 Procedimento Parte II 
Foi colocada em um béquer 200 mL de água da torneira e medida com um termômetro, sua temperatura inicial, com o valor analisado foi de 27ºC. Logo após foram colocados 3 cubos de gelo e medimos a sua temperatura a cada um minuto até ficar constante. Os valores analisados foram: 
1º minuto: 20ºC
2º minuto: 16º C (Temperatura constante). 
Procedimento Parte III
Foram colocadas 10 mL de água destilada em um béquer de 250 mL, em seguida foi misturada a mostra de NaCl usada no procedimento parte I e agitamos até o sal se dissolver na água. Logo após foi transferida a solução para um balão volumétrico e completado com água destilada até a marca de aferição. Após este procedimento guardamos a solução em um frasco de plástico e rotulamos com a fórmula e concentração da solução. 
	Fórmula: NaCl + 
	Concentração: 
Procedimento Parte IV
Procedimento Parte IV A:
Pesamos um bequer de vidro de 50 mL na balança, totalizando 11,771g. Retiramos o bequer da balança e utilizando um conta gotas adicionamos 100 gotas de agua ao bequer. Logo em seguida pesamos o bequer com as 100 gotas adicionadas e verificamos a marcar de 17,7240g, verificamos a temperatura que marcava 25ºC.
Sabendo dessa prática encontramos a massa da agua, dessa maneira:
Massa da água = Peso do Bequer com 100 gotas de agua – Peso do bequer vazio
Massa da água = 17,7240g - 11,771g
Massa da agua = 6,0069g, aproximadamente 6g
O volume equivalente a 1 gota:
6 mL ------------- 100 gotas
 X --------------- 1 gota
X= 6 /100 X= 0,06 mL X= 0,006L
Densidade da Agua
d= m/V d= 6g / 0,06mL d= 100g/mL
Procedimento Parte IV B: 
Foi colocada em uma balança de precisão uma esfera de vidro (Bila), em seguida foi medida 50 mL de água destilada em uma proveta, logo em seguida foi colocada a esfera na proveta, para ser analisada a variação do volume da água na proveta. Com isso calcular a densidade do sólido a partir da massa da esfera e do volume. 
Peso da Esfera (Bila): 7.3757g
Volume de água na proveta antes da esfera adicionada: 50 mL
Volume de água na proveta depois da esfera adicionada: 53 mL
Resultados e Discussão
A partir do aprendizado do uso dos equipamentos e vidrarias no laboratório de química foi possível calcular a temperatura, concentração e densidade das soluções. 
Conclusões
A prática possibilitou o aprendizado e o aprimoramento da das técnicas de pesagem, medida de temperatura densidade e volume de líquido e a junção dos conhecidos teóricos adquiridos em sala de aula com a vivência no laboratório . 
Bibliografia
John C. Kotz, Paul M. Treichel, Jr. Química Geral 1. 5º Ed.
Brown, LeMay, Bursten. Química A Ciência central 9º Ed.
Questionário
Exemplifique duas amostrar que não poderão ser utilizadas em pesagens com uma balança analítica. Justifique.
Substâncias higroscópicas e voláteis. Exemplos: Hidróxido de Sódio e Acetona. 
	
Qual é o critério necessário para definir se a temperatura está constante? Use um gráfico para ilustrar a alteração da temperatura em função do tempo.
Quando analisamos que não houve alteração no termômetro.
Construa uma tabela (tempo x minuto) usando: temperatura da água inicial e a temperatura da mistura água e gelo.
.
	Minuto
	Temperatura da água inicial
	Temperatura da mistura água e gelo
	1º
	25°C
	18ºC
	2º
	25ºC
	16°C (Temperatura constante)
Qual a diferença entre a pipeta graduada e a pipeta volumétrica? Dê exemplos de instrumentos graduados e aferidos.
Pipeta Graduada Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida e não apresenta precisão na medida.
Pipeta Volumétrica Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.
Instrumentos Graduados: Pipeta graduada, 
Instrumentos Aferidos: Balão Volumétrico, 
Ao se completar um balão volumétrico na preparação de soluções, por que se deve observar a temperatura da solução? 
Quando a reação acontece, pode haver um aquecimento, podendo as partículas se expandir dando um volume maior a solução e quando a temperatura baixar pode haver uma variação na temperatura. 
Usando os valores de massa de NaCl e os volumes medidos neste experimento, qual a concentração da solução obtida em mol/l e em normalidade?
 
Por que a densidade dos sólidos é em geral é , maior do que a dos líquidos e dos gases?
Os sólidos são materiais que contém uma consistência muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em uma pequeno volume, porque suas moléculas se encontram muito unidas umas as outras. Os líquidos são substâncias com densidades bem menores em relação aos sólidos pois, as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas umas das outras
Um recipiente pesa 30,0g quando vazio e 65g cheio de água. Quando este recipiente é cheio com um determinado ácido pesa 75g. Em vista do fato, qual a densidade relativa deste ácido?
Anexos
Materiais de Laboratório

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?