Logo Passei Direto
Buscar

Políticas Públicas Resumo para a turma

User badge image

Enviado por Louis Oliver em

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Castelo Branco
Políticas Públicas em Educação
Professora: Stella Rocha
Alunos: Guilherme Lemos, Luiz Henrique Ferreira, Priscila Figueiredo e Rodrigo Gomes.
Ações afirmativas 
São políticas focais que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica no passado ou no presente. Trata-se de medidas que têm como objetivo combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural.
Minorias
Segundo Norbert Rouland “não existem minorias propriamente ditas, elas apenas se definem estruturalmente. São grupos postos em situação minoritária pelas relações de força e de direito, que os submetem a outros grupos no seio de uma sociedade global cujos interesses estão ao cargo de um Estado que opera a discriminação, quer por meio de estatutos jurídicos, quer graças aos princípios de igualdade cívica”.
Homossexualidade
A homossexualidade não constitui por certo nenhuma vantagem, mas não é nada de que se deva ter vergonha, não é nenhum vício nem degradação, não podendo ser classificada como doença; consideramo-la uma variação das funções sexuais produzidas por certa parada no desenvolvimento sexual (Freud, 1951, p. 789).
Há mais de duas décadas, o relacionamento sexual entre pessoas do mesmo sexo não é mais, por si só, considerado doença pela Associação Psiquiátrica Americana. O comportamento homossexual e o heterossexual são referidos cada vez mais como polos opostos de um abrangente espectro da orientação sexual, cujas origens necessitam ser melhor definidas e compreendidas.
Determinantes da Orientação Sexual
	Apesar do progresso das neurociências, o conhecimento sobre as determinantes da orientação sexual humana continua insuficiente. Não há nenhum elenco de fatores, até o momento, que explique completamente todos os padrões homossexuais.
Não há fórmulas, pois, quando lidamos com educação, lidamos com processos e mudanças, e as mudanças não se dão da noite para o dia. Mas, colocamos abaixo algumas sugestões quando o tema é Sexualidade...
Identifique a cultura da escola e estabeleça um código de comportamento;
Não exponha nem inferiorize o aluno por ter agido de maneiro inesperada pelo grupo;
Imponha limites sem traumatizar;
Use sempre termos científicos;
No âmbito educacional não torne sua crença religiosa uma “verdade absoluta”, a instituição escolar é um espaço Laico, sendo a religião uma expressão da esfera privada, ela não pode interferir na vida escolar que é de esfera pública.
Procure ajuda se não se sentir seguro para falar do assunto. Peça ajuda a coordenação pedagógica e a direção escolar quando achar necessário.
Pesquise a temática, procure entender sobre o tema para melhorar e fundamentar em sua atuação profissional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina

Mais conteúdos dessa disciplina