Logo Passei Direto
Buscar
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GEOGRAFIA 
TRADICIONAL OU CLÁSSICA

INTRODUÇÃO
	No passado, a Geografia como disciplina escolar era extremamente vinculada a conceitos definitivos. Devido a isso diversos materiais didáticos forneciam informações meramente descritivas que não tinham nenhuma ligação entre aspectos naturais e sociais, a preocupação do ensino era somente conhecer, ou melhor, “decorar” dados estatísticos, nome de rios, de países, capitais entre outros. 
	Diante dessa consideração fica claro que os conteúdos adotados não tinham perspectivas críticas e sim técnicas e sem argumentação. Dessa forma, a geografia não se preocupava com a análise das relações sociais, mas, sim, com o estudo dos aspectos visíveis e dos fenômenos mensuráveis.

	Em 1870, na Alemanha, a geografia surgiu como uma disciplina acadêmica e foi introduzida na universidade, o que, posteriormente, também ocorreu na França. As obras de Alexandre Von Humbolt e de Carl Ritter difundiram a geografia na Alemanha. 
	Na França, o desenvolvimento dessa ciência aconteceu com os trabalhos de Paul Vidal de La Blache , cuja contribuição foi fundamental para a evolução da história do pensamento geográfico.

ESCOLA ALEMÃ
 

Friedrich Ratzel (1844-1904)
Principal obra: Antropogeografia (1882).
Fundamenta: que os grupos sociais dependem do ambiente em que estão instalados.
Objeto da Geografia: estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade. A natureza influenciaria a própria constituição social e atuaria na possibilidade de expansão de um povo.
Método: Análise empírica, pautada na observação e descrição, privilegiando a visão naturalista.
Contribuições: Teoria do Espaço Vital; Doutrina do Determinismo Geográfico; Geografia Política; Geografia Ambiental.
ESPAÇO VITAL
Nesta teoria, Ratzel apresenta a terra como elemento indispensável da vida humana, sendo assim o ser humano deve reconhecer seu território.
O espaço vital representa uma proporção de equilíbrio entre uma população de uma sociedade e os recursos naturais disponíveis para suprir suas necessidades, definindo, assim, pretensões de progredir e suas premências territoriais.
O povo é determinado pelas características do espaço.

DETERMINISMO GEOGRÁFICO
O homem é um elemento passivo da paisagem.
O homem é produto do meio.
A Geografia estudaria as características naturais da superfície terrestre e consideraria o efeito dessas características sobre o homem e suas atividades.

GEOGRAFIA POLÍTICA
Estado é a instituição do poder para defender o território.
Ratzel afirmava que a força do Estado estava intimamente ligada ao espaço, na sua forma, extensão, relevo, clima e disponibilidade de recursos naturais. Também levava em conta as relações estabelecidas entre Estado e o meio interior e exterior. O Estado assim, era encarado como um organismo vivo que enfrentava as mesmas leis implacáveis da sobrevivência e da evolução.

GEOGRAFIA AMBIENTAL
Na Geografia Ambiental, Ratzel mantém sua concepção naturalista e a natureza não é vista mais com determinação, mas como suporte da vida humana.

ESCOLA FRANCESA

Paul Vidal de La Blache (1845-1918)
La Blache rejeitava a ideia preconizada por Friedrich Ratzel que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Para Vidal, o homem também transformava o meio onde vivia, de forma que para as ações humanas, diversas possibilidades eram possíveis, uma vez que essas não obedeceriam a uma relação entre causa e efeito.
Para Vidal de La Blache, o homem depende da natureza para sobreviver, utilizando-se da sua engenhosidade para tirar proveito das possibilidades que ela oferece.
GEOGRAFIA HUMANA
Perspectiva possibilista das inúmeras possibilidades que o homem tem diante da vida. 

GEOGRAFIA REGIONAL
Para Vidal de La Blache, o homem depende da natureza para sobreviver, utilizando-se da sua engenhosidade para tirar proveito das possibilidades que ela oferece.
Seria impossível, alcançar visões totalizantes para a realidade, de forma que os conhecimentos e os conceitos só deveriam ser aplicados em realidades específicas. Por isso, incentivou e participou de estudos que se preocupavam apenas com uma determinada região e que se caracterizavam por serem extremamente descritivos.

POSSIBILISMO
Incorpora à Geografia o conceito de gênero de vida¹, que se define como o resultado das influências físicas, históricas e sociais, presentes na relação do homem com o meio, ou seja, o homem tinha a possibilidade de modificar o ambiente natural.
Se opõem ao determinismo geográfico Alemão. 

Determinismo
Possibilismo
Origem
Alemanha
França
Idealizador
FriedrichRatzel
Paul Vidal de LaBlache
Contexto histórico
Unificação reacionária (e tardia) do império Alemão sob as mãos deBismack.
Terceira República Francesa e conflito de interesses com a Alemanha
Objeto da geografia
Estudo da influência que a natureza exerce sobre o Homem.
A relação Homem-Natureza é percebida a partir da interpretação da paisagem.
Relação Homem X Natureza
A Natureza determinaria o sucesso ou o fracasso de um povo.
O homem passa a ser ativo, podendo abrir possibilidades de desenvolvimento diante da paisagem.
Principais conceitos defendidos
- Espaço Vital: Estabelecida através da obtenção do equilíbrio entre a população e os recursos disponíveis em dado espaço de forma que se garanta a sua sobrevivência e desenvolvimento.- Forneceu as bases para o desenvolvimento da Geopolítica;
Gênero de vida: Conjunto de técnicas e costumes passados no decurso histórico de um povo em seu processo de adaptação e, ou transformação do meio natural buscando garantir a sobrevivência e desenvolvimento da população.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina