Logo Passei Direto
Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)psicologia cientifica?
Trata-se de uma ciência que estuda a mente, o comportamento do ser humano e do animal incluindo os seus processos psíquicos. 
Estuda a evolução, os comportamentos mensuráveis, os mecanismos que lhes servem de base e descreve as mudanças que ocorrem nestas atividades nos estados patológicos.
2) Psicologia do senso comum?
Senso comum (ou conhecimento espontâneo, ou conhecimento vulgar) é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir. É baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a tradição, a intuição e a autoridade de um conhecimento específico.
3) Objeto de estudo da psicologia(Diversidade)?
A psicologia pode ser definida como o estudo científico do comportamento e processos mentais. A diversidade de objetos da Psicologia é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento científico só muito recentemente (final do século 19). Também porque a concepção de homem que o pesquisador traz consigo “contamina” a sua pesquisa em Psicologia. Conforme a definição de homem adotada, teremos uma concepção de objeto que combine com ela. Como há vários concepções de homem, diríamos simplificadamente que a Psicologia é a ciência que estuda os “diversos homens” concebidos pelo conjunto social.
4)Relação do objeto da psicologia com o investigador
O estudo científico sobre o comportamento e os processos mentais é o que caracteriza a Psicologia. Científico porque os métodos utilizados na coleta de dados são isentos de tendências pois não favorecem uma hipótese sobre a outra e objetivos pois permitem que outras pessoas qualificadas repitam as observações e obtenham os mesmos resultados. Método Experimental, Este é o método típico uma vez que o investigador controla cuidadosamente as condições (freqüentemente em um laboratório) e toma medidas para descobrir relação entre as variáveis estudadas. Método Correlacional , Método Observacional 
5) Ciência Pura e ciência aplicada
A ciência pura é desinteressada de outras implicações, livre de quaisquer interesses e independente. Apenas procura o saber e seria a Ciência de mais elevada categoria.
A modalidade "aplicada" está relacionada a objetivos práticos mesmo que de valor
6)Relação da psicologia com outras ciências.
Comportamento humano oferece essa complexidade, e ele envolvido em tal número de variáveis que requerem necessariamente a psicologia tem o apoio de outras disciplinas para levar a cabo a sua tarefa.
7)1.psicologia da educação X 2.psicologia aplicada a educação
1.estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas.
2. A  Psicologia  da  Educação  é  ramo  da  Psicologia  Aplicada  que  pretende,  utilizando  os conhecimentos  do  saber  psicológico,  esclarecer  os múltiplos  fatores  que  influenciam  no  processo educativo.  Entre  eles  podemos  citar:  as  condições  de  aprendizagem,  a  escola  como  unidade psicológica  e  a  interação  professor aluno,a motivação dos educando, a psicologia do desenvolvimento, a construção do autoconceito, a avaliação das diferenças individuais, entre outros.
8)As Dimensões da psicologia da educação.
Uma disciplina que visa contribuir, juntamente com outras disciplinas, para uma melhor compreensão e explicação dos fenômenos educativos. Dimensões do desenvolvimento humano, na infância, adolescência e adultez, e as suas implicações 
educacionais. 
9)Psicologia da forma
A psicologia da gestalt (forma) ou gestaltismo desenvolveu-se a partir de 1912, pela necessidade da existência de uma teoria que, não esquecendo o valor e a necessidade.
 Os cinco fundamentos básicos da Gestalt 
 Semelhança 
 Proximidade 
 Continuidade 
 Pregnância 
 Fechamento
Funda-se na idéia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes
9)Importância de estudar a percepção
. Um tipo de talento, uma característica desenvolvida como uma habilidade de um escultor ou pintor que diferencia os pontos relevantes e não-relevantes de sua obra. Para que depois de pronta - em uma análise mais detalhada - possa explicar os atributos ali contidos.
10) campo da psicologia (motivação e emoção)
Motivação é um comportamento, ação do indivíduo, dirigido a uma determinada meta 
numa dimensão espaço / tempo. 
Emoções servem a um papel adaptativo na ajuda das espécies, Todas as outras emoções são misturas ou estados derivativos, isto é, elas ocorrem como 
combinações, misturas ou compostos de emoções básicas, Cada emoção pode variar em graus de intensidade.
11)Inteligência(definições, abordagem da inteligência, pela 1psicologia diferencial e pela psicologia dinâmica).capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender. testes psicométricos. A abordagem mas usada, 1Ramo da psicologia que estuda comparativamente os aspectos psicológicos de seres ou grupos de seres diferentes ou de tipo diferente. 2.combina as correntes psicológicas que reforçam os mecanismos psicogenética que fundamentam a construção psíquica que são expressos e compensa as forças diferentes. O termo foi introduzido por S. Freud para caracterizar o endereço de sua pesquisa. O modelo conceitual tem carimbado áreas de investigação psicodinâmica em psicologia social, a partir de estudos sobre a dinâmica de grupo K. Lewin para a análise mais recente das instituições. São testes que visam avaliar a capacidade cognitiva de uma pessoa em relação a sua faixa etária. Nesses testes, quase sempre são empregadas medidas como: tempo médio de solução dos problemas, quantidade de erros/acertos, etc.A sigla QI quer dizer Quoeficiente de Inteligência e foi criada por Wilhelm Stern, em 1912. Ele também introduziu os termos "idade mental" e "idade cronológica".
12)Inteligências mutiplas
A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985) é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. As implicações da teoria de Gardner para a educação são claras quando se analisa a importância dada às diversas formas de pensamento, aos estágios de desenvolvimento das várias inteligências e à relação existente entre estes estágios, a aquisição de conhecimento e a cultura. Tipos: Inteligência lingüística, Inteligência musical, Inteligência lógica-matemática Inteligência espacial, Inteligência cinestésica, Inteligência interpessoal, Inteligência intrapessoal.
13)Inteligência Emocional
E a arte de dominar nossas emoções; pois em atitudes sem ter o devido controle sobre nós mesmo, faz com que cometamos muitos erros; sendo que alguns são desastrosos e não tem volta. inteligência emocional é um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções. Foi introduzida e definida por John D. Mayer e Peter Salovey. descrevem uma habilidade, uma capacidade, ou uma habilidade de perceber, para avaliar, e controlar as emoções de si mesmo, de outro, e dos grupos. Entretanto, sendo uma área relativamente nova, a definição da inteligência emocional está ainda em um estado do fluxo
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?