Logo Passei Direto
Buscar
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Onde o glicogênio pode ser principalmente encontrado? E qual é a sua função em cada lugar?
Glicogênio é encontrado principalmente nos músculos, onde é quebrado – por meio de glicólise – para fornecer ATP para contração muscular, e no fígado que funciona como um reservatório de glicose, onde é convertido facilmente em glicose para ser distribuído para outros tecidos.
Rubens cola o desenho do seu livro aqui, com legenda debaixo da foto sena a professora ferra com a gente!!!
Cite as três enzimas envolvidas na quebra do glicogênio e descreva seus mecanismos de ação.
O glicogênio é um polímero de glicose ramificado constituído de monômeros unidos por ligação α (1→4), em torno de 8 a 10 unidades, e nas ramificações as ligações são α(1→6). A glicogenólise se da pela retirada, de repetidas unidades de glicose, a partir das extremidades não redutoras pela glicogênio-fosforilase,até que sobrem quatro unidades glicosil em cada cadeia antes do ponto de ramificação.
As ramificações são removidas pela enzima desramificadora, em primeiro lugar a oligo-α (1→4) → α (1→4)-glican-transferase remove, dos quatro resíduos glicosil ligados à ramificação, os três mais externos, e os transfere para extemidade não-redutora de outra cadeia, alongando-a.Logo em seguida, o resíduo restante, unido por uma ligação α(1→6) é removido por hidrólise, liberando a glicose livre.E a degradação continua pela glicogênio-fosforilase.
A glicose-6-P é convertida pela fosfoglicomutase, em glicose-1-P que no fígado é convertida a glicose e liberada no organismo.