Logo Passei Direto
Buscar

Prova final Direito Trabalho I-prof.telma lage(1998.1)

User badge image

Enviado por João Guilherme em

páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Prévia do material em texto

Prova Final Direito Trabalho I
Profª. Telma Lage
Ano: 1998.1
1ª) Hotel contratou empregado por tempo determinado, para atender ao afluxo de turistas durante a temporada de verão (como registrado na carteira de trabalho). Realmente o hotel permaneceu lotado ate a semana santa, quando o calendário já indicava outono, e então o empregado foi dispensado. Você acredita que nesta situação especifica é valido o contrato de trabalho por tempo determinado? Em outras palavras, mantém-se integro o espírito do dispositivo consolidado que autoriza o contrato de trabalho por tempo determinado?
 
2ª) É comum ouvir comentários acerca da rigidez da legislação trabalhista, e são citados, alem dos quase mil artigos da CLT, o art. 468, e as restrições do art. 443. No entanto, os agentes políticos têm logrado introduzir na legislação mecanismos de “flexibilização dos direitos do trabalho”. Exemplifique.
3ª) Retirada do “provão” - Exame Nacional de Cursos (lei 9131/95), ano 98:
São dadas quatro afirmativas que podem estar corretas e incorretas. Assinale a alternativa que contém SOMENTE afirmações corretas.
I e II b)I e III c) III e IV d) I,II e III
A alteração contratual só é lícita quando ajustada previamente no contrato de trabalho.
As alterações contratuais são sempre validas, desde que fruto de ajuste expresso entre empregado e empregador, no momento de cada alteração. 
As alterações contratuais para serem válidas devem decorrer de mútuo consentimento e, anda assim, não podem acarretar prejuízo direito ou indireto ao empregado.
O contrato de trabalho, como regra geral, está sujeito alterações, desde que respeitados os limites legais para tanto.
4ª) Empregador, alegando dificuldades financeiras, cancelou pagamento de 14º salário a seus empregados (cláusula inserida no regulamento da empresa, que foi modificado nesta ocasião) Neste mesmo momento-dezembro de 92- deixou de remunerar as horas-extras efetivamente trabalhadas com acréscimo de 50%, determinado por lei. O Sr. Silva, que trabalhava na empresa desde 90, dispensado em 97, após um ano sem emprego, ajuizou reclamação trabalhista para obter reparação destes créditos que lhe teriam siso injustamente sonegados. Até que ponto a justiça do Trabalho confirmará as expectativas do Sr. Silva?
5ª) Associe a letra ‘S’ e a letra ‘I’ às situações abaixo, conforme sejam respectivamente de suspensão ou interrupção do contrato de trabalho. E aponte a seqüência correta.
 
 -greve
 -art.395, CLT 
 -suspensão disciplinar
 -§3º, art.320, CLT
 -Art.543, §2º, CLT
 -eleição para cargo público
 a) SSSIII b)SISSIS c)SISISS d)ISSIIS