Logo Passei Direto
Buscar

Imunologia

 Isotipos  referem-se a  variações  em:

 29 - A  droga  mais  bem  indicada no  tratamento da  síndrome de

  (A)  região variável  das  cadeias  leves da imunoglobulina;

  abstinência do  álcool é:

 (B)  região  constante  das  cadeias  leves da imunoglobulina;

  (C)  região variável da  cadeia  pesada da imunoglobulina;

  (A)  meto-clopramida;

 (D)  Tipo de  proteínas  Bence-Jones;

  (B)  benzodiazepínico;

  (E)  região  constante da  cadeia  pesada da imunoglobulina
User badge image

Enviado por Dione Fernandes há 12 anos

Respostas

User badge image

Bit Ayo

há 12 anos

 

 

Olá Dione, houve algum problema na transcrição de sua pergunta para o site: aparecem duas questões embaralhadas. Para não haver erro tentarei responder as duas.

 

A segunda questão embaralhada pede o critério usado para distinguir um isotipo de outro. Isotipos é o mesmo que tipos (classes) de anticorpos. Estruturalmente, todos os anticorpos são glicoproteínas bem parecidas: são em formato de Y com dois pares de subunidades proteicas; o primeiro par, mais pesado, sendo por isso chamado de cadeia pesada, aparece tanto no cabo quanto nos braços do Y, enquanto o segundo par, mais leve, de nome sugestivo cadeia leve, só aparece nos braços, uma molécula em cada lado. Apesar de a cadeia leve possuir 2 tipos, κ (kappa) e λ (lambda), baseados em pequenas diferenças estruturais, podendo com isso realmente compor diferentes isotipos de anticorpos, é tradicionalmente mais aceito que as cadeias pesadas sejam as macromoléculas responsáveis pela determinação de cada um dos isotipos de anticorpos existentes.

Tanto a cadeia leve quanto a pesada subdividem-se ainda em regiões variáveis e regiões constantes. Para visualizar a situação, seria como se a parte de cima dos braços do Y fose a parte variável e todo o resto, cabo incluído, fosse parte constante. Essas partes receberam tais denominações pois, realmente, a variável é tão variável quanto for preciso, afinal, como a fechadura do processo "chave-fechadura" ela deve se adaptar dependendo do microorganismo a ser combatido, dentre os múltiplos existentes; já a constante é exatamente igual dentro de todos os anticorpos pertencentes ao mesmo isotipo, mas diferentes entre anticorpos de isotipos diferentes. Sabendo disso tudo já se pode responder que "isotipos referem-se a variações em "(E) região constante da cadeia  pesada da imunoglobulina" é a alternativa certa.

Como curiosidade, há cinco tipos de partes constantes de cadeias pesada, γ (gama), α (alfa), μ (mi), δ (delta) e ε (epsilon) cuja presença determina respectivamente os seguintes isotipos de anticorpos: IgG, IgA, IgM, IgD, IgE. As proteínas Bence-Jones de uma das alternativas são proteínas de cadeia leve produzidas por células cancerosas do sangue; sua acumulação nos rins provoca insuficiência renal fazendo com que elas se acumulem na urina. Um exame de urina que dê positivo para essas proteínas de Bence-Jones indica um quadro provável de mieloma múltiplo. Até mais. Espero ter ajudado.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Bit Ayo

há 12 anos

 

 

Olá Dione, houve algum problema na transcrição de sua pergunta para o site: aparecem duas questões embaralhadas. Para não haver erro tentarei responder as duas.

 

A primeira questiona sobre qual a droga mais bem indicada no tratamento da síndrome de abstinência do álcool (SAA). Em linhas gerais, a SAA refere-se ao amplo conjunto de sinais e sintomas, como tremores, taquicardia, vômitos, ansiedade, alterações de humor, dentre outros, que quase sempre aparecem num intervalo de até uma semana após uma pessoa ter parado com o consumo viciante de álcool. Tais sinais podem incluir aspectos biológicos, psicológicos e até sociais o que exige para sua amenização intervenções variadas como aconselhamento psicológico e administrações farmacológicas. Nessas administrações, as drogas mais prescritas vão desde a indicada para reposição vitamínica do paciente, a tiamina (vitamina B1), até as usadas no tratamento farmacológico psiquiátrico da SAA, os benzodiazepínicos,  que geralmente referem-se ao diazepam ou clordiazepóxido, administrados às pessoas que não sofrem de hepatopatias graves, e o lorazepam, dado às que sofrem. Dentre as alternativas vê-se a correta "(B) benzodiazepínico" misturada na penúltima linha do texto. Como curiosidade, a metoclopramida (Plasil) mencionada na alternativa (A) é um antiemético (previne náuseas e vômitos) comum.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Dione Fernandes

há 12 anos

Pô cara desculpa pela pergunta distorcida,mais valeu por respostas

 

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Perguntas dessa disciplina