Logo Passei Direto
Buscar

[pronto] ESTUDO DIRIGIDO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

User badge image

Enviado por Bruna Elise em

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE TECIDOS MUSCULAR E NERVOSO, SISTEMAS NERVOSO, CARDIOVASCULAR E LINFÁTICO
Quais as principais diferenças entre a fibra lisa e a estriada esquelética?
Musculatura lisa, faz contração involuntária, formada por células, apresenta um núcleo central. É presente nos órgãos viscerais internos (esôfago, intestino, vasos sanguíneos e útero), responsável pelo peristaltismo.
Musculatura estriada esquelética, contração voluntária, formada por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais, apresenta muitos núcleos periféricos. Forma os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo.
Conceitue sarcômero e diga por que é a menor unidade funcional dos músculos estriados?
Sarcômero é a unidade contrátil das células musculares , ou seja , ele atua realizando a contração muscular por meio da interação de filamentos de actina e miosina, proteínas que o compõe filamente grossos e finos
O músculo cardíaco ocorre somente no miocárdio? Explique.
Sim, porque presenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais e esse tecido ocorre apenas no coração e veias pulmonares. 
Que proteínas constituem, respectivamente, filamentos grossos e finos?
O filamento grosso que é composto pela proteína miosina, mais especificamente miosina II; 
O filamento fino é formado por monômeros de actina, tropomiosina, troponina.
Qual a fonte primária de cálcio para a contração do músculo cardíaco?
O fluido extracelular é a fonte primária de cálcio para a contração do músculo cardíaco.
Quais os constituintes de um nervo misto? Explique.
Composto tanto de fibras nervosas motoras quanto sensitivas. As fibras motoras, ou eferentes, levam impulsos nervosos responsáveis pelo estímulo à contração dos músculos (lisos ou estriados). As fibras sensitivas, ou aferentes, trazem impulsos a partir dos órgãos sensoriais (visão, audição, tato, dor, equilíbrio etc).
Qual a constituição histológica do córtex cerebelar?
CITAR AS CAMADAS MOLECULAR
Qual a constituição da substância cinzenta da medula espinhal?
Substância Cinzenta da Medula é predominantemente constituída de fibras nervosas amielínicas neuróglias
 
Qual a importância da BHE no SNC?
Barreira hematoencefálica (BHE) é uma estrutura membrânica que atua principalmente para proteger o Sistema Nervoso Central (SNC) de substâncias químicas presentes no sangue, permitindo ao mesmo tempo a função metabólica normal do cérebro.
Quais as funções dos astrócitos?
Sustentação e a nutrição dos neurônios, preenchimento dos espaços entre os neurônios.
Regulação da concentração de diversas substâncias com potencial para interferir nas funções neuronais normais (ex.: concentrações extracelulares de potássio).
Regulação dos neurotransmissores
Cicatrização glial
Quando é possível a regeneração axonal? Explique.
Quando um axônio é cortado acidentalmente, o que ocorre no caso de ferimentos na pele, a região que fica ligada ao corpo celular é chamada coto proximal, e a que fica separada é chamada coto distal. Este último degenera e é fagocitado pelos macrófagos, que limpam a região lesada. Já o coto próxima cresce e se ramifica. Ao mesmo tempo, células que formam a bainha de mielina do coto distal modificam-se e proliferam, originando colunas celulares que servirão de guia para os ramos que estão crescendo a partir do coto proximal. Quando um desses ramos penetra nessa coluna de células, ele regenera completamente o axônio.
Cite exemplos de situações em que o líquor é analisado.
O exame do LCR será analisado na busca de causas freqüentes de processos degenerativos evolutivos, tais como, análise quimiocitológica, reações imunológicas para sífilis, toxoplasmose, Herpes 1 e 2. Eletroforese de proteínas e dosagem de IgG total e, marcadores da doença de Alzheimer: TAU, Fosfo-TAU e Beta Amilóide. Meningites e AVC’s
Qual a importância do sistema cardiovascular?
Seu funcionamento regula a circulação sangüínea, que transporta as substâncias geradas ou absorvidas pelas células para os lugares onde devem ser utilizadas e elimina aquelas que já não são necessárias para o organismo.
Quanto aos componentes da íntima, qual a diferença entre artéria e veia?
As artérias carregam todo o sangue que sai do coração, levando este sangue para todas as células do corpo. Como o coração precisa bater com bastante força para conseguir empurrar o sangue para todos os cantos, as artérias precisam ser grossas para aguentar toda essa pressão. Apresentam limitante elástica interna.
Já as veias, que são os vasos que coletam o sangue dessas células para levá-lo de volta ao coração, não precisam aguentar tanta pressão, então suas paredes são mais finas! Assim, quando as veias não estão conduzindo o sangue, suas paredes deformam
Diferencie capilares contínuos e capilares sinusóides?
Contínuos-> A lâmina basal, que reveste o endotélio é contínua. Os capilares contínuos suportam no seu lúmen até duas hemácias e fazem trocas de nutrientes (exceto albumina) com tecidos por vesículas de pinocitose. Os capilares contínuos são encontrados nos músculos, encéfalo, testículos e retina.
Sinusóides-> Estes capilares recebe este nome por conter seios ou cavidades que chegam formam verdadeiras fendas entre as células. Possuem poros na membrana celular, das células ocasionando assim numa maior seletividade entre as trocas como meio extra-celular. A lâmina basal destes capilares é descontínua, justamente pelas fendas entre as células e estas fendas existem para dar passagem as células sanguíneas, por exemplo num processo infeccioso em algum tecido. Devido a estes princípios estes capilares são encontrados em partes do fígado, resquícios da vida fetal, medula óssea e partes do baço.
Que tipo de vaso é a aorta?
A artéria aorta parte do ventrículo esquerdo e dá origem a todas as restantes artérias responsáveis por levar o sangue rico em oxigénio e nutrientes a todos os tecidos do organismo.
O diâmetro das artérias oscila entre os 3 cm, no caso da aorta, e menos de 1 mm, a dimensão das ramificações capilares.
Que órgãos compõem o sistema linfático?
Os órgãos que compõem o sistema linfático são as amígdalas, as adenóides, o baço e o timo. CITAR MAIS ORGÃOS...
Diferencie imunidade inata e imunidade adquirida.
Imunidade Inata: o indivíduo já nasce com ela, encontramos também a primeira linha de defesa. É constituída por células NK, neutrófilos, células dentríticas e etc. Apresenta barreiras também, como a pele, mucosa, suor que só esse tipo de imunidade tem. Ela não apresenta memoria imunológica, e é essencial no controle de infecções comuns.
Imunidade Adquirida: entra em açao quando a Imunidade Inata não é suficiente para eliminar os microrganismos. É composta por linfócitos e anticorpos, sendo responsável pela uniao desse processo as células dentríticas.
Fale sobre as doenças autoimunes.
Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Exemplos: Esclerose múltipla; Miastenia grave; Anemia perniciosa; etc.
Que tipo de leucócitos são, respectivamente, as “natural killers” e as células atingidas pelo HIV?
natural killers são linfócitos e as células atingidas pelo HIV são linfócitos T-helper.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?